terça-feira, 24 de novembro de 2015

Sistema operacional Inferno OS agora também disponível para Raspberry Pi

inferno os raspberry pi

O Inferno OS que era um sistema já suportado em diversas plataformas, agora rodará também no Raspberry Pi.

Criado na Bell Labs o Inferno OS tem como foco a criação de sistemas distribuídos. Utiliza o protocolo de comunicação Styx que é idêntico à última versão do protocolo 9P utilizado pelo sistema Plan 9. A linguagem principal utilizada no sistema se chama Limbo que utiliza uma máquina virtual chamada Dis.

Atualmente o sistema é desenvolvido e mantido pela Vita Nuova Holdings e desde sua 4ª edição de 2005 foi liberado como código aberto com mix de licenças GPL / LGPL / MIT / LPL.

O port foi feito pelo pessoal do LynxLine Labs como forma de diversão. A parte interessante é que eles documentaram em 26 partes de forma bem detalhada como o port foi realizado. Que aliás ainda continua em desenvolvimento.

Embora poucos utilizem esse sistema não deixa de ser um ganho para comunidade ter cada vez mais sistemas suportados para o Raspberry Pi.

Download e informações de instalação podem ser encontradas no bitbucket.

Fonte: http://hackaday.com/2015/11/22/inferno-os-on-raspberry-pi/

Um comentário:

  1. Olá. Como você decide praticar esportes ao ar livre, isso significa tudo sobre o clima, você só precisa. Por experiência própria, posso dizer-lhe o site https://www.meteoprog.com.br/pt/. Neste recurso, há sempre acesso gratuito às informações sobre as previsões meteorológicas. Tendo contratado mão-de-obra, pode saber tudo o que lhe interessa sobre o tempo e organizar as suas actividades desportivas tendo em conta as condições meteorológicas.

    ResponderExcluir