quarta-feira, 30 de abril de 2014

Raspberry Eye: Raspberry Pi em forma de Google Glass


Roman Rolinsky resolveu colocar a mão na massa e fazer sua própria versão do glass, mas utilizando um Raspberry Pi.

Seu gigantesco glass utiliza uma tela de 2,4" e resolução 320x240, essa tela é refletida em um espelho semi transparente retirado de um brinquedo chamado "Eye of Horus Beamsplitter", além de três lentes de fresnel. Nas portas USB estão conectados módulos para wifi, mouse e teclado.

terça-feira, 29 de abril de 2014

UPS para Raspberry Pi utilizando supercapacitores


Essa pode ser uma alternativa para quem quer um UPS, mas que não é tão ininterrupto assim, somente para ter tempo de desligar o Raspberry Pi. Apesar de ter passado pela minha cabeça essa possibilidade, até então eu pensava que um circuito UPS a base de supercapacitores era inviável devido ao custo e a dificuldade na aquisição deles, mas após ver esse pequeno projeto percebi que pode sim ser uma alternativa viável, mesmo que o custo ainda não seja tão baixo( se comprados aqui vai ser alto ).

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Projeto PiPhone: O smartphone feito com Raspberry Pi


Hoje uma boa parte da população possui um smartphone, mas são raros os que montam o seu próprio aparelho e foi exatamente o que David Hunt fez. Utilizando um Raspberry Pi, módulos como GSM e nenhuma solda, ele montou seu próprio smartphone, o PiPhone, seu projeto pode até não ter sido barato( US$158 ), mas qualquer outro smartphone pronto não superaria a diversão de sua criação.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Raspberry Pi utilizado em réplica de BMO para Comic-con 2013




Alguns já devem ter visto uma réplica do BMO( um videogame com vida do desenho Adventure Time ) no tópico Os 6 melhores cases de lego feitos para Raspberry Pi, essa outra réplica foi apresentada na Comic-con 2013 e assim como a outra ela utiliza um Raspberry Pi para dar "vida" ao BMO.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

PIF: Outra placa de desenvolvimento FPGA para Raspberry Pi


Ano passado postei sobre uma placa de extensão FPGA específica para Raspberry Pi, Logi-pi: uma placa de desenvolvimento FPGA para Raspberry Pi. A placa acima lançada pela Bugblat, a PIF, é também uma placa de extensão FPGA, ainda que mais simples, ela pode ser uma alternativa para quem procura algo de baixo custo.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Raspberry Pi, kickstarter e a placa de expansão HDMI que não deu certo



Já postei sobre alguns projetos no kickstarter relacionados ao Raspberry Pi, sempre gosto de publicar sobre eles não só pela questão informativa, mas também para ajudar na divulgação de bons projetos que as vezes não seriam viáveis sem crowdfunding

Um dos próximos projetos que iria falar sobre era relacionado a uma placa de expansão que prometia trazer entradas HDMI para o Raspberry Pi e permitir a captura de vídeo por essa conexão.

A placa continha uma entrada e saída HDMI e também entrada e saída P2 de áudio. A idéia era passar o dados de vídeo pela interface CSI utilizada pela câmera, só que foi aí que tudo veio por água abaixo.

Na foto abaixo retirada do kickstarter podemos ver que o sistema está em loop, utilizando a propria entrada e saída do protótipo.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Soundwall mistura arte e som na sua casa com Raspberry Pi


A idéia nasceu em dezembro de 2012, quando David Hose viu o trabalho de Sven Coppom, ele estava desenvolvendo um amplificador valvulado de alta qualidade para headphones e além disso testando auto-falantes de alta qualidade para utilização sem os headphones. David, inspirado pelos alto-falantes de pequena espessura, teve então uma grande idéia, porque não juntar arte em um quadro e alto-falantes desse tipo? Foi exatamente o que David e Sven fizeram.

domingo, 20 de abril de 2014

[OFF] Quer rodar o Linux no seu microcontrolador de 8 bits? Você pode, mas não se anime.

Lembro-me das diversas piadas que sempre faziamos a cerca do Netbsd, que rodava até em torradeiras, o que de fato não é mentira, e se o Netbsd sabe fazer torradas, o querido Linux sabe fazer café.

Fazer o Linux rodar em uma cpu para qual ele tem suporte é fácil, mas e em um microcontrolador de 8 bits? É possível de certa forma e já o fizeram.

Dmitry Grinberg de origem russa, começou a aprender a programar em C aos 6 anos, se mudou para os estados unidos e após os estudos passou por empresas como Google e VMWare.

O seu feito envolve a criação própria de um emulador para a arquitetura arm, que é a arquitetura da imagem do Linux usado.

Utilizando um microcontrolador ATmega1284p, conectou-se à ele uma antiga memória SIMM 30 pinos de 16MB, com banda máxima de 300kbps, além de um cartão SD de 1GB se comunicando via SPI à 200kbps E esse conjunto que dará boot em um Linux 2.6.34.

Além do hardware Dmitry criou seu emulador para arm(ARMv5TE) do zero, que irá rodar sobre o microcontrolador de 8 bits e interpretar as instruções arm para qual o Linux foi compilado.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Fotos de maior qualidade do novo Raspberry Pi disponibilizadas pela Adafruit

A pouco tempo postei aqui sobre o novo Raspberry Pi em forma de módulo e parece que alguém da Adafruit já está com essa belezinha em mãos. Eles disponibilizaram fotos com melhor qualidade e resolução.


Módulo Raspberry Pi
Módulo Raspberry Pi

Link: Timelapse com Raspberry PI


Nesse relato Jônatas exibe seu projeto de timelapse utilizando Raspberry Pi e sua câmera, além de ter feito suportes específicos em uma impressora 3D.

Boa leitura: http://ideia.me/rotative-timelapse/

quarta-feira, 16 de abril de 2014

BrickPi: Um leitor de livros com LEGO e Raspberry Pi


O BrickPi é uma combinação de software para leitura de textos do projeto Kolibre's, OCR, Lego, Raspberry Pi e sua câmera. O pessoal da Dexter Industries projetou esse aparelho que é capaz de fazer a leitura em diversos conteúdos e transformar em áudio. Utilizando a câmera do Raspberry Pi, o conteúdo é capturado e então processado via OCR utilizando o Tesseract OCR Engine, para fazer o reconhecimento dos caracteres, após isso é jogado no software do projeto Kolibre's para narrar o texto capturado.

terça-feira, 15 de abril de 2014

BitScope Micro: O osciloscópio feito para seu Raspberry Pi



Depois de ter portado o software para Raspberry Pi de um dos seus aparelhos no último ano, a companhia MetaChip que está por trás da linha de osciloscópios e analisadores BitScope, criou um modelo menor especialmente focado no Raspberry Pi.

O BitScope Micro é um osciloscópio de 20Mhz de 2 canais e analisador lógico de 6 canais, além de ter um gerador de sinal. Amostragem de 40 MS/s, 12 kB buffer, 3.0 Mb/s.  Inclui 10 pontas de prova, cabo USB e software.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Nova animação sobre Raspberry Pi com legenda em português

A fundação Raspberry Pi postou uma nova e divertida animação sobre
a placa, feita pela Saladhouse Animation é uma ótima partida para quem acaba de conhecer a plaquinha. Então tive a idéia de legendar em português para aqueles que não sabem inglês.

Vamos ao vídeo.




Há também um vídeo mais antigo, mas sem tradução.





Fonte: http://www.raspberrypi.org/new-how-to-animation-special-guest-star/

Link: Raspberry Pi emulado com QEMU



Nesse artigo, Cleiton Bueno que está fazendo seu TCC utilizando Raspberry Pi explica como emular o Raspbian utilizando o QEMU.

Boa leitura: http://cleitonbueno.wordpress.com/2013/06/26/qemu-emulando-o-raspberry-pi/

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Conseguindo um gpio a mais no seu Raspberry Pi

As possibilidades de hacks/mods no raspberry pi não são poucas, uma das mais loucas inclusive eu publiquei aqui Japonês passa dos limites e cria Raspberry Pi exótico e apesar de nossas placas não contarem com tantos gpios utilizáveis como o novo Raspberry Pi é possível aumentar a quantidade deles de algumas formas, algumas mais "fáceis", outras bem difíceis, uma delas que estarei apresentando agora consiste no fato de que o trigger do cartão SD não é necessário para se dar boot, algo que já citei anteriormente. Sendo ligado ao GPIO47 e GND é possível utilizá-lo como um GPIO a mais, soldando fios nos pinos demonstrados abaixo.


Trigger do slot sd
Trigger do slot sd

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Gabinete arcade feito por brasileiro utilizando Raspberry Pi

O brasileiro de nick mgoulart postou no fórum oficial do Raspberry Pi as fotos do seu incrível gabinete arcade feito com Raspberry Pi.

Utilizando o Retropie e o frontend Emulation Station ele é capaz de rodar Playstation, SNES, NES, Atari 2600, Genesis, Intellivision, Mame, FBA, Cave Story, Doom e Duke Nukem 3D.

O gabinete é composto de 2 controles, um Raspberry Pi e um LCD de 19,5"



terça-feira, 8 de abril de 2014

Link: Guia para quem deseja configurar um media center com o Raspberry Pi


Esse guia(ainda em desenvolvimento) de 44 páginas em português escrito por Rui Carneiro trás um passo a passo de diversas configurações para se ter um media center com a distribuição Xbian funcionando em seu Raspberry Pi

Segue algumas observações:
- Na página 5 sobre o polyfuse na verdade ele é de 750mA.
- Na página 6, quanto a fonte, o minimo recomendado é 700mA, então apesar de recomendado não é preciso uma fonte de 1A. A citacao de se ligar um disco rígido ao Raspberry Pi diretamente é erronea e perigosa, visto que o polyfuse vai se abrir entre 750mA e 1.1A e isso não dará bons resultados.
- Ainda na página 6 ele recomenda cartões SanDisk, que também são recomendados por mim.
- Na página 8 em "O Raspberry Pi não oferece mais que 500mA na porta USB" cai no mesmo problema que disse anteriormente, em teoria nem juntando as duas portas você conseguirá 500mA, no modelo B rev 1.0 por exemplo são 100mA máximos por porta, na rev 2.0 apesar de removerem o polyfuse ainda existe o central de 750mA.
- Apesar do guia estar com nome raspbmc parece que o autor mudou o foco para o Xbian.

Segue o guia:
https://dl.dropboxusercontent.com/s/ihdzbkzj1mvx4rs/guia-raspbmc.pdf


Fonte da foto: http://www.xbian.org
Fonte do guia: http://forum.aminhacasadigital.com/viewtopic.php?f=3&t=354

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Lançada 22ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos sobre o Raspberry Pi, ela começou com uma idéia em forums e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada.

The MagPi 22ª edição

Raspberry Pi Foundation lança nova placa baseada em módulo

Nossa brincadeira de primeiro de abril pareceu até uma visão do futuro, mas em diferentes focos e especificações. A fundação Raspberry Pi acaba de lançar duas novas placas "Raspberry Pi Compute Module" que se trata um módulo e a "Raspberry Pi Compute Motherboard" que se trata de uma placa mãe para esse módulo.
A nova placa é baseada no SoC do Raspberry Pi mas focada no uso industrial ao invés do educacional.

Raspberry Pi Compute Module
Raspberry Pi Compute Module

O módulo de 67.6x30mm é composto de um BCM2835 e 512MB de RAM, o mesmo do Raspberry Pi original, além de uma memória flash de 4GB eMMC. O encaixe é do padrao DDR2 SODIMM o mesmo usado em notebooks.( mas a fundação alerta, não tentem conectar a um notebook, os pinos são diferentes ). Como sistema operacional você poderá rodar o Raspbian ou outro sistema compatível com o Raspberry Pi já que se trata do mesmo SoC.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Plant Pi: Um projeto para monitorar o cultivo de plantas utilizando Raspberry Pi



Plant pi é o projeto ganhador de uma competição feita no colégio Frome College do Reino Unido, feito por estudantes da categoria de 7 à 11 anos, esse é mais um ótimo projeto revelado devido aos esforços principais da fundação desde o começo, que é estimular o ensino da computação em escolas.

Com o Plant Pi é possível monitorar as plantas pela web, esse sistema utiliza Raspberry Pi e um ATMEGA328P-PU conectados por um módulo transceptor de 2.4Ghz.

Ao ATMEGA328P-PU é conectado sensores de temperatura, umidade, intensidade da luz, intensidade da chuva e umidade do solo. Os dados então são enviados ao Raspberry Pi pelo módulo de 2.4Ghz sendo recebidos por um programa em C++ e enviado a um script em python que guardará em um banco de dados para que o script em PHP possa apresentar na página web. Segue o diagrama feito por eles.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Os 6 melhores cases de lego feitos para Raspberry Pi

No começo do blog no post Raspberry Pi como servidor 24x7
eu mostrei o primeiro case do meu Raspberry Pi que foi feito de lego, é claro que ele está longe de ser muito bonito, logo não entraria nessa lista que compilei com os melhores cases feitos de lego para Raspberry Pi que encontrei. A compilação incluí híbridos com placa e outros acessórios, alguns deles já bem famosos.



A primeira sem dúvida vai para réplica do BMO, um videogame com vida do desenho Adventure Time, seu criador Michael Thomas é um artista nato quando se trata de lego, suas outras criações podem ser vistas aqui: https://www.flickr.com/photos/mtbin/


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Benchmark: Migrando do gitweb para cgit no Raspberry Pi

A muito tempo venho rodando git+webgit em um Raspberry Pi como servidor, inclusive publiquei aqui mesmo como melhorar o horrível desempenho do webgit no Raspberry Pi rodando ele com fastcgi: Raspberry Pi entrando em colapso com gitweb via lighttpd+mod_cgi. Então finalmente migrei para o cgit, a instalação é bem simples, lembrando que o cgit precisa de uma versão alterada do git, que pode ser instalada facilmente também.

Caso não tenha o lighttpd instalado, instale com:
sudo apt-get install lighttpd

Iremos baixar e descompactar a última versão do cgit:
wget http://git.zx2c4.com/cgit/snapshot/cgit-0.10.1.tar.xz
tar -xf  cgit-0.10.1.tar.xz

Entre no diretório:
cd cgit-0.10.1

E rodaremos o seguinte comando para baixar a versão apropriada do git:
make get-git

Iremos compilar tudo e instalar com:
make
sudo make install

terça-feira, 1 de abril de 2014

Nova versão do Raspberry Pi totalmente remodelado ainda esse ano

A fundação do Raspberry Pi anunciou que um novo Raspberry Pi será lançado ainda esse ano, ele teria um design e configuração totalmente diferentes, sendo a configuração a seguinte:


- SoC - BCM3787BE esse contendo um arm de 8 núcleos a 2Ghz
- Memória DDR4 de 4GB
- A GPU do novo chip será capaz de reproduzir vídeos em 4K.
- Contará com 64GPIOs utilizáveis
- A porta RCA foi removida e adicionado uma porta de entrada HDMI para captura de vídeo.
- Serão ainda 2 portas USB 3.0 capazes agora de ligar diretamente até 2 HDs externos se preciso.
- Como armazenamento, além do slot para cartão sd, a placa virá com 2GB de flash para instalação de um sistema simples.
- Agora alem da saída p2 temos uma entrada de aúdio e uma saída de audio digital.

O melhor disso tudo é que segundo a fundação o preço se manterá nos 35 dólares.


Data: 1 de abril de 2014