quarta-feira, 15 de março de 2017

Eben Upton diz ao ITPro que há um longo caminho até o Raspberry Pi 4


Apesar desse blog ter se iniciado em 2013, acompanho o Raspberry Pi desde o início lá pelo ano de 2011, inclusive meu primeiro modelo, comprado em 2012, um Raspberry Pi Modelo B primeira revisão já rodava 24h por dia como servidor antes mesmo de sequer pensar em escrever sobre isso.

O Raspberry Pi foi de fato uma revolução, em uma época que placas do tipo custavam muitas centenas de reais, trouxe uma grande euforia na comunidade maker mesmo antes de seu lançamento.

Veja também: Em entrevista ao Linuxvoice, Eben Upton revela que o Raspberry Pi 2 B poderia ter sido bem mais caro mas com hardware diferente

De lá pra cá muita coisa mudou, a placa single core com processador de 700Mhz com 256MB se transformou com o tempo, com seu melhor modelo hoje trazendo um Quad Core de 1.2Ghz e 1GB de RAM. A trilha de lançamento quase anual de um novo modelo mais rápido parece ter sido interrompida, ao menos é o que Eben Upton, criador do Raspberry Pi, disse ao ITPro.

Segundo ele, o Raspberry Pi 3 Modelo B foi criado para ter um tempo de vida de 3 anos e um dos motivos é a dificuldade técnica na criação da próxima geração em um curto espaço de tempo. O motivo principal seria o limite atingido pelos transistores de 40 nanômetros onde haveria como consequência uma limitação térmica. O próprio BCM2837 do Raspberry Pi 3 ainda utiliza esse processo de fabricação (quem já viu o Raspberry Pi 3 chegar a 85 graus?! pois é, mas falaremos disso uma outra hora).

Pelo que conheço já do histórico da fundação e do Eben eles não irão fazer algo de qualquer forma e sem pensar nas consequências. Sendo assim, salvo se houverem surpresas (sempre há vindo da fundação), o Raspberry Pi 4 ainda deve demorar mais uns 2 anos para ser lançado. Enquanto isso ainda estamos aguardando o Raspberry Pi 3 Modelo A que foi prometido no ano passado.

Na última semana, o Raspberry Pi fez aniversário de 5 anos, com seus 12 milhões de unidades vendidas.

O que vocês gostariam para o Raspberry Pi 4?

Fonte: http://www.itpro.co.uk/strategy/28278/eben-upton-why-its-a-long-road-to-the-raspberry-pi-4

4 comentários:

  1. 1- Memoria na placa para instalar o SO, mas manter o conector Micro SD para expansão de armazenamento, se for necessário para projeto.

    2- Reduzir o consumo de energia. Utilizo bateria para alimentar o Raspberry Pi 3.

    3- Conector para antena externa, mas deixar a antena na placa.

    ResponderExcluir
  2. opengl4.4 opensource , opencl mais recente , 64bits octacore e ao menos 3gb de ram para substituir um desktop/laptop.

    ResponderExcluir