No IBM PC original de Chris Osborn há somente dois drives de disquete (360k) e nenhum HD. Segundo ele é difícil de se encontrar HDs para interfaces compatíveis (MFM, RLL ou ESDI) em funcionamento, além de que ele não possui nenhuma dessas interfaces.
A resolução do problema foi encontrada em um projeto aberto chamado XTIDE. O XTIDE é um conjunto de software e hardware que permite a conexão de HDs IDE em computadores antigos com slot ISA 8 bits. Outro recurso interessante em seu firmware é a possibilidade de emular discos usando uma porta serial em conjunto com um computador rodando o windows XP.
Após algumas pesquisas Chris descobriu que era possível realizar essa emulação gravando o firmware em uma memória ROM de uma placa no IBM PC, sem ter que construir o hardware do XTIDE. Sua placa no caso era a 3Com EthernetLink II que continha um socket de ROM vazio.
Quando o computador é iniciado, ele verifica a ROM (que contém o firmware do projeto XTIDE) e a executa. O firmware então toma controle do boot.
Como muitos PCs geralmente ocupam um grande espaço e além de não possuir um com windows XP, sua idéia era verificar a possibilidade de utilizar o Raspberry Pi para o trabalho.
Com um certo trabalho, Chris portou o código da parte servidor serial do XTIDE para Linux.
Na parte de hardware de comunicação entre o Raspberry Pi e o IBM PC foi utilizado um conversor USB-serial RS232. Foi preciso um conversor pois apesar do Raspberry Pi ter conexão serial nos GPIOs, ela não utiliza os mesmos níveis de tensão do RS232.
A velocidade de transmissão entretanto é baixa, devido a limitações da placa no IBM PC ela fica no máximo em 115200bps (ou 14.4KB/s).
Apesar da limitação, ele conta que é suficiente para carregar os jogos que colocou nos 500MB de disco emulado.
O código modificado foi liberado no github e pode ser encontrado aqui.
Fonte: http://www.insentricity.com/a.cl/244/adding-a-hard-drive-to-an-original-ibm-pc-using-a-raspberry-pi
Fabricar um pequeno driver de tensões usando transistores para não ter que usar um conversor usb para rs232 pode ser interessante e até viável.
ResponderExcluir