segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Projeto adiciona armazenamento à versão original do IBM PC com ajuda do Raspberry Pi

ibm pc raspberry pi

No IBM PC original de Chris Osborn há somente dois drives de disquete (360k) e nenhum HD. Segundo ele é difícil de se encontrar HDs para interfaces compatíveis (MFM, RLL ou ESDI) em funcionamento, além de que ele não possui nenhuma dessas interfaces.

A resolução do problema foi encontrada em um projeto aberto chamado XTIDE. O XTIDE é um conjunto de software e hardware que permite a conexão de HDs IDE em computadores antigos com slot ISA 8 bits. Outro recurso interessante em seu firmware é a possibilidade de emular discos usando uma porta serial em conjunto com um computador rodando o windows XP.

Após algumas pesquisas Chris descobriu que era possível realizar essa emulação gravando o firmware em uma memória ROM de uma placa no IBM PC, sem ter que construir o hardware do XTIDE. Sua placa no caso era a 3Com EthernetLink II que continha um socket de ROM vazio.

ibm pc raspberry pi

Quando o computador é iniciado, ele verifica a ROM (que contém o firmware do projeto XTIDE) e a executa. O firmware então toma controle do boot.

Como muitos PCs geralmente ocupam um grande espaço e além de não possuir um com windows XP, sua idéia era verificar a possibilidade de utilizar o Raspberry Pi para o trabalho.

Com um certo trabalho, Chris portou o código da parte servidor serial do XTIDE para Linux.

Na parte de hardware de comunicação entre o Raspberry Pi e o IBM PC foi utilizado um conversor USB-serial RS232. Foi preciso um conversor pois apesar do Raspberry Pi ter conexão serial nos GPIOs, ela não utiliza os mesmos níveis de tensão do RS232.

ibm pc raspberry pi

ibm pc raspberry pi

A velocidade de transmissão entretanto é baixa, devido a limitações da placa no IBM PC ela fica no máximo em 115200bps (ou 14.4KB/s).

Apesar da limitação, ele conta que é suficiente para carregar os jogos que colocou nos 500MB de disco emulado.

O código modificado foi liberado no github e pode ser encontrado aqui.

Fonte: http://www.insentricity.com/a.cl/244/adding-a-hard-drive-to-an-original-ibm-pc-using-a-raspberry-pi

Um comentário:

  1. Fabricar um pequeno driver de tensões usando transistores para não ter que usar um conversor usb para rs232 pode ser interessante e até viável.

    ResponderExcluir