Créditos: robertb |
Será que algum leitor antigo lembra da NAVIO? Uma placa de expansão autopilot para Raspberry Pi usado para controle de drones, barcos, carros de controle, etc. Na época do post a placa ainda estava no indiegogo e nem sequer havia sido lançado o Raspberry Pi B+. O grande problema era o alto custo da plaquinha, que hoje é mais cara ($168,00 ou R$582,40) do que na campanha, agora em sua nova versão compatível com Raspberry Pi 2.
Enquanto nosso projeto do quadcopter com Raspberry Pi não sai do papel, diversos outros com a utilização direta ou indireta da placa continuam a aparecer.
Os relatos do usuário robertb no fórum e-voo demonstram seu quadcopter que faz utilização do Raspberry Pi e a placa de expansão NAVIO.
Seu projeto já está voando perfeitamente e atualmente utiliza telemetria via 4G. O streaming de vídeo está sendo feito utilizando a câmera oficial do Raspberry Pi.
Em relação a placa NAVIO (o que é interessante ver relatos visto que não é qualquer um que a tem), alguns problemas estão sendo resolvidos por ele e a Emlid (criadores da placa). Apesar disso a placa é bem elogiada por ele:
"muito bem projetada"
"Sem duvida a placa mais bem acabada em todos os sentidos que ja vi."
"O GPS que acompanha é um M8N (built in) - excelente, sempre mais de 10 satélites, aqui uma vantagem para quem acha que a shield é cara, ela já vem esse GPS na placa e streaming de video nativo entre outras funcionalidades a mais."
Créditos: robertb |
O GPS do lado de fora na imagem acima é outro adicional que já foi removido.
Créditos: robertb |
Créditos: robertb |
O projeto também envolveu uso do Arducopter e a customização de um case para ser possível sua utilização com o NAVIO conectado ao Raspberry Pi. O sistema utilizado foi o Raspbian com um kernel específico (provavelmente realtime).
Nosso parabéns pelo projeto!
Veja o relato, demais fotos e muito mais informações em seu post no fórum e-voo: http://www.e-voo.com/viewtopic.php?f=35&t=179112 (infelizmente ele ainda não postou o vídeo do quad voando, atualizaremos o post posteriormente).
Minha ambição, pena que o custo seja um pouco salgado aqui pro Brasil =(
ResponderExcluirFiz a conversão e, pelo menos agora, não dá pra realizar esse sonho, mas quem sabe num futuro próximo...
Eu não recomendo nenhum produto da Emilid e nenhuma das suas controladoras (Navio e Navi2). A documentação é pobre, informações desencontradas, o fabricante apenas lançou um blog e não da a devida à atenção aos seus clientes. A algum tempo desenvolvo para Arduino e Raspberry PI e sempre foi fácil encontrar suporte, pois é um projeto didático. Com o NAVIO você não encontra nenhum video na internet demonstrando o a construção e instalação de um Multirotor do zero, pois sempre existe problemas.
ResponderExcluirComprei e me sinto enganado !
Não recomendo !!
Compre uma Pixhawk ou uma controladora DJI e economize seu tempo e dinheiro.
Olá, muito obrigado pelo relato!
Excluir