quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O EverPi está fazendo aniversário de 1 ano


Hoje 16/10/2014 completamos um ano de blog. Com 190 posts publicados, acredito que o blog atingiu sua meta inicial.

O EverPi nasceu como um blog focado inteiramente em Raspberry Pi, tentando preencher uma lacuna com a falta de um blog dedicado realmente ativo e especializado em Raspberry Pi no Brasil. O EverPi nasceu pequeno é claro, mas sempre em crescimento e recebendo visitas não só do Brasil mas também de Portugal e do mundo todo.

É claro que chegar aqui não foi fácil. Dos posts que foram publicados, é natural que nem todos foram tão bons como deveriam, enquanto outros talvez tenham ultrapassado a espectativa dos leitores.


Datas que foram marcantes para o blog


Em 2014 o EverPi teve uma pequena participação na Campus Party 7 sorteando dois cases para Raspberry Pi.

18/02/2014 - Foi lançado um projeto de alcance internacional, o RaspMap.
21/02/2014 - Foi lançado um adicional ao mesmo projeto chamado ArduMap.
05/03/2014 - O projeto RaspMap chegou a capa do site oficial da fundação Raspberry Pi.
31/03/2014 - Avançamos na migração para o atual domínio próprio everpi.net.
24/07/2014 - Nosso artigo Expandindo os GPIOs do Raspberry Pi utilizando a interface CSI saiu no Hackaday.
25/07/2014 - Nosso artigo Processo de soldagem de fios ao MCP3008 com invólucro SOIC também saiu no Hackaday.

O que planejamos a seguir


Penso em melhorar o layout, alterar o logo e talvez mudar o tema escuro para claro.
Atualizar o raspmap com melhorias e fazer uma versão para o Raspberry Pi B+. Apesar de ainda não terem liberado o esquemático completo do B+, tenho uma carta na manga que irá ajudar a criar ao menos um mapa inicial da maioria dos componentes.
Ainda não definido, mas existe uma grande chance de participarmos novamente na próxima Campus Party realizando sorteios. Quem for para CPBR fique atento.
Mais posts sobre comunicação com sensores, ao menos dois novos estão a caminho( correios ).

 

O que descobri em um ano de blog


Algo que eu já sabia mas que senti na pele, fazer um blog dá trabalho,  postar todos os dias também dá trabalho, são pesquisas, revisões de texto, redimensionamento de imagens. Por outro lado, quando é um assunto que você gosta, tudo fica mais fácil.

No começo ninguém te ama, ninguém te quer, o google quase nem sabe que você existe. Mas é muito gratificante quando os elogios começam a aparecer.

Muita gente anda comprando Raspberry Pi no Brasil mas poucos andam publicando sobre. Apesar da comunidade global ser enorme, ela ainda dá passos curtos no Brasil em termos de publicação e ela é dispersa. Mesmo o fórum oficial em português não é muito movimentado.

Fico feliz em linkar bons artigos em português, monitoro semanalmente quem e onde estão publicando. Você pode também ajudar nessa parte, estou sempre aberto a sugestões de links.

Algumas pessoas estão utilizando a placa para projetos de seus TCCs, algo que pode ser visto em algumas publicações do nosso "Links da semana".

Conclusão


Tem alguma dúvida? Comente, pergunte. Dificilmente deixo de responder perguntas nos comentários( ou redes sociais ), mas as vezes acontece de demorar alguns dias.

Não tem dúvida mas tem alguma dica? Vocês são os leitores, se há algo a melhorar é em benefício meu e de vocês.

Agradecimentos ao Augusto Campos pela publicação de diversos artigos nossos no br-linux.org. A minha namorada, meus amigos, todos que me encorajaram e ajudaram de alguma forma. A você leitor e também a fundação por criar e manter o Raspberry Pi.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo teu magnifico trabalho e espero que continues com os teus conhecimentos e dedicação, a nos brindar com excelentes artigos e noticias.

    porfiro@tux_e_derivados

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, conheci seu blog faz um tempinho (1 ano).
    Com certeza tem uma infinidade na utilização do Raspberry Pi.
    Continue esse projeto, sempre mostrando e abrindo caminho para novas ideias.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns atrasado!
    Acompanho o blog desde o domínio antigo; desde que conheci gostei do conteúdo e de como é apresentado, continue assim =)

    ResponderExcluir