Ontem vazou uma nova versão do Raspberry Pi que foi confirmada hoje. Seja o vazamento real ou não, o sortudo recebeu a nova versão vinda da Element14, as fotos tiradas pelo administrador do site ZL Ram foram parar na web e pelo que é citado na notícia que ele publicou ele foi inclusive banido do canal #raspberrypi na Freenode por ter divulgado isso lá, o que na minha opinião é totalmente errado o banimento. Ele cita ainda que não tem nenhum termo com a fundação para a não divulgação.
Seguem as fotos divulgadas por ele:
Raspberry Pi Modelo B+ |
Raspberry Pi Modelo B+ |
O assunto foi parar no Hackaday e se espalhou rapidamente, até que acharam ele a venda na RS components da alemanha, não sei se nos outros também já estavam no momento, no link havia inclusive datasheet e esquemático, o que já levava a crer que não se tratava de uma farsa.
No fórum do Raspberry Pi tópicos sobre o assunto foram apagados como citado nesse post, que permaneceu mas agora está fechado.
Hoje a fundação anunciou oficialmente em seu blog a existência do novo modelo. Ele já estava disponível a cerca de uma semana para algumas pessoas da comunidade, que puderam deixar pronta suas impressões sobre a placa.
A placa é uma reformulação do Modelo B, a fundação da enfase que não se trata de um "Raspberry Pi 2".
O processador do B+ continua o mesmo BCM2835 e a memória 512MB, os mesmos do modelo B, o que muda é o seguinte:
- Mais pinos disponíveis, enquanto no modelo B eram 26 pinos, o B+ tem 40 pinos, no caso dos GPIOs, são 9 a mais. A organização dos primeiros 26 pinos permanece igual do modelo B.
Pinos do Raspberry Pi B+ |
- Mais portas USB, agora são 4 portas USB 2.0, com melhor hotplug e a placa lida melhor com questões de sobrecorrente.
- O slot de armazenamento mudou, agora é um slot de metal mas é para MicroSD, algo que particularmente não gostei por dificultar a possibilidade de se utilizar cartões SD comuns.
Parte de trás, créditos: raspi.tv |
- Baixo consumo de energia, os reguladores lineares foram substituídos por reguladores chaveados, reduzindo o consumo entre 0,5W e 1W.
- Uma melhoria no aúdio foi feita ao colocar um circuito de energia dedicado de baixo ruído.
- O conector RCA não existe mais, ele foi movido para o conector de 3.5mm, alguns já devem ter visto em câmeras cabos que usavam esse tipo de conexão.
- A placa agora tem os cantos arredondados e 4 furos alinhados para fixação.
A fundação informa que o Modelo B continuará em produção enquanto houver demanda.
O Modelo B+ já está a venda desde essa manhã nos fornecedores oficiais e alguns outros locais pelo mesmo valor do B, US$35.
Em breve mais informações.
Fontes:
http://hackaday.com/2014/07/13/introducing-the-raspberry-pi-b/
http://www.zlham.geek.nz/modules.php?name=News&file=article&sid=272
http://www.raspberrypi.org/introducing-raspberry-pi-model-b-plus/
http://raspi.tv/2014/raspberry-pi-model-b-launched-today
Vou comprar! Sera um otimo companheiro para o meu experiente, e de certa forma raro, Modelo B Rev 1
ResponderExcluirÉ, agora ficou raro, um dos meus também é rev 1.
ExcluirUma pena não vir com USB 3.0 ...
ResponderExcluirCreio que seria inviável, pois o consumo, um dos focos da fundação, aumentaria muito alem de outras modificações necessárias no hardware. Talvez isso aconteça futuramente, quem sabe?
ExcluirComo o HEALING citou, é inviável hoje, pra começar seria preciso um chip similar ao da SMSC com suporte a usb 3.0, só aí já mudaria o projeto, entretanto de nada adiantaria pois o SoC também precisaria ser trocado, ele só tem uma linha USB 2.0, os conectores, dificilmente iram conseguir manter o valor, olhando outros mini pcs você verá inclusive que quase nenhum suporta USB 3.0, algumas que suportam são o Arndale Board, Foxconn AT-5570, ODROID-XU, VIA EPIA-P910-10, sendo todas essas placas bem mais caras.
Excluir