quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Firefox OS para Raspberry Pi continua sendo desenvolvido, veja como instalar e testar

O firefox OS vem sendo portado faz um bom tempo e já havia sido demonstrado rodando no Raspberry Pi. O desenvolvimento continua de forma oficial. A Mozilla quer trazer um sistema utilizável, suficiente para competir com o Raspbian e outros sistemas para Raspberry Pi.

Na wiki da própria Mozilla é descrito o estágio atual e as metas de suportar GPIOs, dispositivos, competir com outras IDEs como IDLE e Scratch.

O port do sistema, que ainda precisará de muito trabalho, ainda não suporta renderização 3D, tem limite proposital à resolução 480p devido a bugs ainda não resolvidos, o áudio ainda não funciona plenamente, o acesso ao GPIO e câmera ainda não são suportados.

Em termos de displays touchscreen, muitos são suportados, entretanto o único testado e recomendado para Firefox OS no momento é o PiTFT.

O que se tem programado para 2015, é uma série de metas que vão de A a D.

Development Sprint A


- Desenvolver uma API web para utilização dos GPIOs
- API web para SPI
- API web para i2c (opcional)
- API web para RS-232 (opcional)

Development Sprint B


- Desenvolver uma interface customizada para o PiFxOS e um media player

Development Sprint C 


- Desenvolver um ambiente de desenvolvimento com interface customizada para o PiFxOS, que irá competir com as IDEs IDLE e SCRATCH

 

Development Sprint D


- Criar uma nova classe CSS de output para sistemas micro elétricos
- Criar uma nova classe CSS de output para simular sistemas micro elétricos

Como instalar e testar o Firefox OS no Raspberry Pi


A forma mais fácil de se testar o Firefox OS no Raspberry Pi é pegar a última imagem de desenvolvimento disponibilizada, que pode ser encontrada aqui: https://www.dropbox.com/s/g7f9ej0c14fdz1a/ffos-rpi-03.img.tar.bz2?dl=0

Descompacte o arquivo:

tar -jxvf ffos-rpi-03.img.tar.bz2

E copie para o cartão SD:

dd if=ffos-rpi-03.img of=/dev/dispositivoSD

Caso não saiba qual o seu dispositivo SD, digite "dmesg" logo após conectar. Tome cuidado com esse comando, pois ele apagará todo seu cartão SD ou sua partição/HD caso coloque o dispositivo errado.

Segue o vídeo que fiz do boot:



O boot é bem demorado, 2:31 até aparecer a barra do sistema, portanto aguarde. O sistema não é usável, como dito, ele ainda está sendo portado.

Referências:
https://wiki.mozilla.org/Fxos_on_RaspberryPi
https://wiki.mozilla.org/Hacking_b2g_on_Raspberry_Pi

Um comentário:

  1. Tente clicar no link https://floripaonplay.com , talvez ele vai resolver o seu problema, talvez não. de qualquer forma este site irá ajudá-lo a ganhar em apostas desportivas. Espero sinceramente que você vai ter sucesso! Boa sorte para você!

    ResponderExcluir