sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Links da semana 0110


Instalação do Kankin Linux no Raspberry Pi, distro baseada no Funtoo

Sensor PIR no Raspberry Pi

Utilizando baia de HDs como case para Raspberry Pi

Do arcade para o (micro) console com Raspberry Pi

Mini Fliperama para jogar clássicos arcades dos anos 80

Podcast sobre Raspberry Pi no Newsinside( pt-br )

Comentários sobre o podcast:

Atualização: Além de pouco pesquisarem antes do podcast, os autores não aceitam serem corrigidos, postei os mesmos comentários que fiz abaixo, na página do podcast e eles foram sumariamente apagados.

- O Raspberry Pi não foi a primeira single board, elas existem a mais de 30 anos, mas claro que não nesse valor. A idéia dele não é original, o valor e o marketing feito em cima juntamente com o hype fez ele ficar famoso.

- Não é porque roda linux que necessariamente você rodará qualquer coisa que o linux roda, existem aplicativos proprietários que não tem compilação para arm.

- Em relação ao consumo isso varia, mas levando em conta que uma porta USB 2.0 no padrão é de somente 500mA, não é recomendável utilizar diretamente nessas portas de PCs apesar de geralmente funcionar.

- Furação padrão vesa? Desconheço, o que tem essas furações vesa são cases.

- Na verdade existe modelo B de 512MB, essa variação da memória está na revisão do modelo B, as primeiras vinham com 256MB. A questão de memória também foi uma questão de custo benefício, pois ele era irrisório entre o chip de 256MB e 512MB, então conseguiram manter o preço.

- Versão mini da B? Isso meio que não existe, o que existe é o raspberry pi compute module, um módulo que apesar de usar o mesmo SoC não se trata de uma versão mini da B e é focado mais em desenvolvimento de placas.

- A questão de uso para aprendizado na realidade existe apesar de grande parte não ser para isso. O foco da fundação continua esse, os esforços também e existem diversos exemplos disso no próprio site oficial.

- Isso de ligar na porta USB do roteador cai no mesmo problema da porta USB que eu falei, fora que seu roteador não irá gastar a mesma energia, contabilizará o que o Raspberry Pi consumir. Em questão ao hd externo, no Raspberry Pi B+ é possível ligar diretamente, mas é preciso utilizar uma fonte de uns 2A e ativar via software o aumento de corrente.

- Em relação as distros de media center, acho que são 3 principais, faltou aí o Raspbmc.

- Em relação a saída RCA antiga na nova placa, somente é preciso de um adaptador no conector padrao TRRS para ligar, o sinal ainda existe, só não é o mesmo conector.

- Correção em relação ao arduino, não é microprocessador mas sim microcontrolador.

- A pinagem dos GPIOs não é padrão, na cubieboard é totalmente diferente além de ser fêmea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário