sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Picapture: Dupla de expansões para captura de vídeo com Raspberry Pi

Picapture

Recentemente publicamos sobre a disponibilidade de uma expansão funcional de captura HDMI. Com foco maior em desenvolvedores, a placa ainda tem suas limitações de software.

A Picapture é uma dupla de expansões de captura de vídeo, SD1 para vídeo analógico e HD1 para digital (HDMI por exemplo). Elas foram criadas pela recente empresa lintestsystems.com.

O modelo SD1 já disponível na pré venda pode capturar vídeo entrelaçado NTSC/PAL de vídeo composto, S-Video e componente YPbPr em 640×480.

As placas utilizam o mesmo princípio da anterior, a passagem de vídeo no formato reconhecível pela GPU pelo conector da câmera. No caso da SD1 que captura sinais analógicos, ele é convertido previamente para digital. Na placa é possível verificar alguns chips, como o decodificador de vídeo ADV7180, o FPGA MAX 10 da Altera e um microcontrolador PIC da família PIC18F. O chip à esquerda na parte inferior aparenta ser da Toshiba, provavelmente é o conversor para MIPI CSI-2 e na parte direita superior o chip aparenta ser uma memória RAM da ISSI. Infelizmente as imagens não estão tão nítidas para confirmar todos.

Especificações da SD1


- Conexões: 3 RCA, 1 Mini-DIN S-Video. GPIO 40 pinos e saída MIPI CSI-2
- Leds de status: Vermelho(ACTIVE), verde(RUN), azul(READY) e amarelo(PGM). Há ainda mais 4 leds verdes à esquerda que indicam o tipo de entrada de vídeo.
- Suporte a modos de vídeo SD entrelaçado, NTSC/PAL e composto.
- Seleção de porta serial e I2C.
- Saída de vídeo 640×480.
- Compatibilidade com Raspberry Pi A+, B+, 2B e 3B.
- Consumo de 250mA. Alimentado pelo próprio Raspberry Pi.
- Dimensões dos PiHAT's de 65mm x 56.5mm.
- Itens inclusos: Cabo flat curto, suportes e parafusos para fixação.
- Software: PiVideo

Picapture

Na foto abaixo é possível ver como é realizado a conexão via CSI.

Picapture
 
Seletores físicos UART e I2C.

Picapture

 A documentação indica um problema parecido à questão do framerate da placa da Auvidea, indicando o uso do programa MP4box para converter e corrigir após a captura. A Picapture SD1 é visivelmente mais complexa, até por que lida com sinais analógicos que precisam ser convertidos. Com uma FPGA ela pode trazer um processamento de vídeo antes de enviar para o Raspberry Pi.

O software PiVideo escrito em Python é utilizado para controlar a placa. Alguns recursos que são listados pelo Readme:

- Seleção automática ou manual da fonte de vídeo
- Opção de indicação na tela de qual fonte de vídeo está sendo utilizada
- Controle de modos de teste: branco e preto, cores sólidas, padrão de cores
- Atualização do firmware

Será possível a aplicação de efeitos antes do vídeo digital chegar ao Raspberry Pi. O software ainda não conta com tantas opções mas as possibilidades parecem grandes se houver a inclusão de mais recursos no firmware pelo fabricante.

Na página da empresa foram disponibilizados 6 exemplos de vídeo capturados pela placa: https://lintestsystems.com/sd1-examples

A Picapture modelo HD1 é a versão para alta definição da placa. Será capaz de capturar vídeo progressivo de fontes digitais (HDMI/DVI), analógica (componente YPbPr) e RGB com resoluções de 480p, 720p e 1080p.

Essa versão ainda não está na fase de pré venda, somente a imagem abaixo foi divulgada sem muitas informações.

 Picapture

A Lintest Systems disponibilizou 150 placas Picapture SD1 para pré venda, com data de lançamento para 30 de setembro de 2016. Cada Picapture SD1 custa atualmente US$119 (R$382,59).

No calculo de frete infelizmente só é listado os Estados Unidos. Questionei a empresa se haverá envio para outros atualmente ou futuramente, posteriormente atualizarei o artigo. De todo modo ainda há a possibilidade de utilizar um redirecionador de encomendas.

As placas da Picapture parecem fazer o que prometem, mas de todo modo é bom ter cautela se você quer algo garantido, esperando o lançamento e alguns reviews pela internet

Fontes: 
https://lintestsystems.com/products/picapture-sd1
https://lintestsystems.com/documentation
https://lintestsystems.com/picapture-hd1-prototype-demonstrated

Um comentário: