terça-feira, 2 de agosto de 2016

NESPi: Projeto que simula NES Classic usa Raspberry Pi e tem fitas utilizáveis


O NESPi é mais do que somente um case simulando o clássico NES. Criado por daftmike em uma impressora 3D, ele conta também com controles e fitas impressas funcionais.

A modelagem 3D foi feita do zero baseado no seu NES porque os atuais modelos disponíveis na internet não eram tão bons quanto seu criador queria. O modelo então foi diminuído em 40% do original.

O sistema de fitas utiliza tags NFC para o software dentro do Raspberry Pi identificar qual jogo rodar, ou seja, são somente para identificação do jogo, mas não deixa de ser uma ótima ideia. O NFC e algumas conexões são ligadas diretamente à um Arduino que repassa as informações para o Raspberry Pi. Essa solução não seria necessária, mas foi realizada devido a familiaridade com alguns softwares prontos pelo autor.

NES original vs NESPi

Dentro do controle um Arduino Pro Micro e botões fazem o trabalho.


Internamente há um Raspberry Pi 2 modificado, com as portas USB removidas.



Segue o vídeo do NESPi:



Mike conta que estava trabalhando em seu projeto à semanas tendo inclusive já escrito parte do post para seu blog quando a Nintendo anunciou o NES Classic Mini. Houve até uma intenção de vender o case, mas que foi abandonada depois desse anúncio.

Case e ideias muito bem aplicadas. O projeto completo com fotos, códigos e demais informações pode ser visto no post completo do seu autor (em inglês).

Observação: NESPi é o mesmo nome do case de lego à venda baseado no NES.

Fonte: http://www.daftmike.com/2016/07/NESPi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário