quarta-feira, 25 de maio de 2016

Ao que tudo indica, Google está planejando algo para Raspberry Pi 3

repositorio google rpi3

No dia 19 de abril de 2016 foi criado um repositório git no Android Open Source Project (AOSP), o repositório open source do google onde fica o Android e outros projetos.

O repositório rpi3 dentro da pasta pifoundation dá uma ideia clara de que se trata algo para o Raspberry Pi 3.

Por enquanto até a data desse post o repositório se encontra vazio e não se sabe com certeza ao que se refere. É possível que seja uma versão oficial do Android assim como talvez uma versão do sistema Brillo para IoT do Google.

Alguns outros apostam em uma versão oficial do Chrome OS, embora seu código seja divulgado como Chromium OS e liberado em outro endereço.

Eu sinceramente estaria mais interessado em uma versão oficial do Android para a placa, mas qualquer que seja o projeto ele será muito bem vindo.

A relação entre a Fundação Raspberry Pi e o Google parece ser boa, tendo recebido até conselhos do Eric Schmidt como visto nessa entrevista.

Acompanhe o repositório nesse link: https://android.googlesource.com/device/pifoundation/rpi3/

Atualização: Alguns sites internacionais e de quebra nacionais (sem consultar direito as fontes) estão alardeando aos 7 cantos que o Android está chegando ao Raspberry Pi. Não há qualquer certeza até o presente momento. Em entrevista ao The Inquirer (que foi cauteloso) Eben Upton disse:

"We don't have any information to suggest that there's official work going on inside Google on getting AOSP to run on Raspberry Pi, but it's certainly very exciting if true,"

"Nós não temos nenhuma informação sugerindo que há um trabalho oficial dentro do Google em relação ao AOSP (Android Open Source Project) para Raspberry Pi, mas será certamente muito emocionante caso seja verdade."

Existe um outro repositório que contém diversos dispositivos só baseados no sistema Brillo, no caso da pasta do Raspberry Pi indicando o repositório do kernel. São indícios de que pode ser somente o sistema Brillo ou ambos (Android). Nada foi confirmado ainda por nenhuma das partes.

Fonte: https://www.reddit.com/r/raspberry_pi/comments/4kw8tg/google_is_preparing_to_add_the_raspberry_pi_3_to/

2 comentários:

  1. Na real que eu nunca entendi pq essa parceria nunca saiu. Essa promessa de sair o Android para RPI já é antiga, desde a B+. Lembro que tinha até na página oficial da fundação um aviso dizendo "comming soon". Tomara que agora venha, além do mais sé já for o Marshmallow. De qualquer maneira se for o Chromium OS tb é legal, é um baita OS maduro, gostoso de brincar. A verdade é só uma, o que vier vai ser muito bem vindo. :D Vou publicar essa sua matéria na fanpage do Sistemas Embarcados. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez tenham desistido por causa do baixo desempenho dos antigos modelos, fora que os primeiros eram armv6 ainda.

      Atualizei o artigo e existem indícios de que será o Brillo para IoT.

      Obrigado pela publicação, Abs.

      Excluir