Foi lançada uma nova versão do sistema oficial Raspbian com alguns novos recursos.
Embora já utilizável antes, o Bluetooth do Raspberry Pi 3 ganhou oficialmente uma interface (que por trás utiliza o BlueZ) que se apresenta na barra de tarefas do LXDE. A interface deverá funcionar também com outros dispositivos Bluetooth além do nativo do Raspberry Pi 3.
No menu que é aberto ao clicar em seu ícone é possível deixar o dispositivo visível para outros, adicionar dispositivos, remover, além de apresentar os dispositivos pareados.
No menu Add Device uma janela com os dispositivos disponíveis ao redor é apresentada, tudo de forma simples e direta. Simon Long da fundação Raspberry Pi conta que o suporte ao Bluetooth ainda está em um estágio limitado e embora você possa parear com praticamente qualquer dispositivo, efetivamente só serão usáveis os dispositivos que suportem HID
ou Audio Sink. Nesse meio estão mouses, teclados, speakers, etc.
A interface agora suporta o uso de caixas de som e headsets Bluetooth entretanto com algumas ressalvas.
Após parear o dispositivo, ele irá aparecer também no menu ao clicar no ícone de áudio. Caso o selecione ele passará a ser a saída padrão de áudio do Raspberry Pi e demorará alguns segundos para começar a funcionar.
Um detalhe descrito é que a saída de áudio bluetooth depende do PulseAudio, portanto caso alguma aplicação não suporte o Pulse ela não conseguirá utilizar essa saída. Aplicações como o navegador Epiphany, Iceweasel, mplayer e vlc funcionam normalmente.
A nova versão inclui a IDE Geany além da biblioteca pigpio, uma alternativa à wiringPi, com suporte a Python e algumas outras linguagens.
Atualizações em softwares como Scratch, Sonic Pi, Node-RED, BlueJ, PyPy e o kernel do Linux (4.4) são destaque.
Algumas modificações em interfaces foram realizadas, como o diálogo de Shutdown que estampa esse post, a janela de configuração que adicionou a possibilidade de ativar/desativar a interface single-wire e acesso remoto ao pigpio.
A interface de configuração para o mouse agora conta com a opção de alterar o tempo para identificar o clique duplo.
- O botão direito na lixeira agora apresenta a opção de limpeza.
- O atalho CTRL+ALT+T pode ser usado para abrir um terminal.
- Ao instalar uma imagem do Raspbian do zero, o sistema de arquivos agora será automaticamente expandido no primeiro boot para usar todo espaço do cartão.
- É possível configurar previamente a conexão Wi-Fi por meio de um sistema Windows que só terá acesso normalmente a partição boot. Isso é feito colocando o arquivo de configuração wpa_supplicant.conf no diretório /boot e quando o sistema for inicializado o arquivo será movido para /etc/wpa_supplicant/ sobrescrevendo qualquer outra configuração.
Após solicitações de vários usuários por uma forma fácil para backup do Raspberry Pi, foi incluído uma aplicação simples para copiar todo conteúdo para outro cartão.
O SD Card Copier que realiza o serviço necessita que você tenha um gravador de cartões USB. Ao selecionar o dispositivo externo e clicar em start ele irá copiar o sistema inteiramente igual da forma como está. É possível utilizar um cartão de maior capacidade para backup tanto quanto de menor, no caso de menor é necessário que ao menos o espaço utilizado no sistema principal seja menor que o espaço total do utilizado no backup. Se houver falta de espaço o programa irá avisar.
Como atualizar o sistema Raspbian
Os que quiserem atualizar os sistemas (Jessie) já instalados, incluindo os novos softwares padrões, devem fazer o upgrade com a seguinte sequência de comandos:
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get dist-upgrade
$ sudo apt-get install piclone geany usb-modeswitch
$ sudo apt-get install python-pigpio python3-pigpio
Caso prefira você pode baixar uma imagem do zero na página de downloads oficial: https://www.raspberrypi.org/downloads/
Fonte: https://www.raspberrypi.org/blog/another-update-raspbian/
Nenhum comentário:
Postar um comentário