quarta-feira, 4 de março de 2015

O dia em que o site da Fundação Raspberry Pi veio abaixo


Lançamento de produtos muito esperados assim como assuntos virais, podem colocar abaixo facilmente servidores que não estão acostumados/preparados para aquela grande quantidade de tráfego.

Em 2 de fevereiro de 2015, dia do lançamento do Raspberry Pi 2, alguns devem se lembrar o aperto que os servidores da fundação passaram. Com o lançamento inesperado (sendo esperado para um ano ou mais) do novo modelo, o boom de publicações em grandes e pequenos sites de notícias assim como compartilhamentos fez com que os acessos à página aumentasse de forma gigantesca.

Foram 11 milhões de requisições vindas de 700000 IPs únicos naquela segunda feira, 6 vezes mais tráfego do que em dias normais.

A página do Raspberry Pi utiliza WordPress com plugin WP Super Cache, além de ter load balance de 4 servidores diferentes, que tem funcionado muito bem segundo a fundação, entretanto, nesse dia atípico, não foi suficiente para segurar a carga gigantesca de acessos. Veja as estatísticas de acesso por segundo no dia tanto do site em wordpress quanto fórum e a página de manutenção( que aparecia quando o servidor não aguentava a quantidade de acessos ).


Segundo a fundação, o plano inicial era tentar manter o site normal mas colocar a página de manutenção com o aviso do lançamento, provavelmente para caso algo desse errado. O plano B era desativar o fórum para deixar todos os servidores somente com a carga do blog e foi exatamente o que precisou ser feito. Quando se tentava entrar no fórum( e também algumas outras páginas ) que estava consumindo toda a CPU dos servidores, você era redirecionado para o post do anúncio do novo Raspberry Pi 2. Essa medida diminuiu a quantidade de pessoas que eram levadas à página de manuntenção. Há planos para melhorias de processamento e memória dos servidores nos próximos meses.

O impacto do lançamento foi sentido inclusive nesse blog, as visitas nesse dia e alguns posteriores aumentaram, principalmente as vindas do google.

Referência: http://www.raspberrypi.org/launch-day-what-happened-to-the-website/


Nenhum comentário:

Postar um comentário