terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Juice4Halt: UPS para Raspberry Pi com supercapacitores

 UPS para Raspberry Pi com supercapacitores

Algo que há uma procura razoável, são baterias para Raspberry Pi. Grande parte dos que procuram essas soluções, costumam comprar battery packs utilizados normalmente para recarregar celulares.

Já foi visto aqui alguns tipos de UPS para Raspberry Pi, entretanto apenas um deles utilizava supercapacitores, sendo esse um produto não comercial, era necessário montar por conta própria.

O Juice4Halt é uma placa que também pretende trazer um UPS, mas utilizando supercapacitores, como o esquema apresentado anteriormente, mas não tão minimalista.

O que a placa traz é deveras simples:

- 1 minuto de carga para um desligamento correto da placa.
- 12 segundos de proteção contra falha de energia
- Confiabilidade na energia à dispositivos ligados em 5V, sem riscos de quedas de tensão ao ligar dispositivos como HDs.

Quando há uma queda de tensão, corte de energia ou outras falhas relacionadas, o sistema segurará até 12 segundos antes de entrar no modo de desligamento automático. Caso entre nesse modo, os capacitores irão segurar a carga por até 1 minuto( levando em conta um consumo de 375mA ) para que o desligamento automático seja concluído.

Por padrão a placa utiliza I2C para comunicação com o Raspberry Pi e o pino GPIO25.

É possível, dependendo da placa( B ou B+ ) ou tipo de projeto, escolher a posição dos capacitores, que ocupam um espaço considerável.

Capacitor abaixo da placa, com elevação no header GPIO
Capacitor abaixo da placa, com elevação no header GPIO

Capacitor acima da placa, sem elevação do header GPIO
Capacitor acima da placa, sem elevação do header GPIO

Diferentes posições do capacitor para Raspberry Pi Model B ou B+
Diferentes posições do capacitor para Raspberry Pi Model B ou B+

Diferentes posições do capacitor para Raspberry Pi Model B ou B+
Diferentes posições do capacitor para Raspberry Pi Model B ou B+

Segue o vídeo da campanha:



O diagrama da placa e software são opensource e estão disponíveis na licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Esse tipo de UPS com um curto backup de energia, é uma boa solução somente para desligar o seu Raspberry Pi em segurança. Entretanto ao que tudo indica, apesar do projeto que está no Indiegogo ter saído até no Hackaday, não parece que será concluído. O problema parece estar justamente no valor e custo benefício. Uma placa que somente serve como backup temporário de energia, custando $89( R$231,40 ) em sua versão já pronta para uso, não me parece um negócio muito bom, pois hoje sabe-se que existem algumas baterias para celulares que funcionam como UPS's, além de ter uma carga muito maior do que somente os minutos para desligamento.

A campanha que irá terminar em 52 horas, arrecadou somente US$1836 da meta de $10000. Seus criadores citaram que a campanha no Indiegogo seria também uma forma de saberem a demanda por essa placa. Infelizmente creio que eles erraram feio no custo benefício que isso traria para quem procura soluções desse tipo.

Fontes:
https://www.indiegogo.com/projects/juice4halt-supercapacitor-ups-for-raspberry-pi#home
http://juice4halt.com/
Datasheet da placa

Um comentário:

  1. Agora, há um grande número de sites com estatísticas esportivas. Mas, pessoalmente, eu uso esse recurso da Internet https://azscore.com.br. Como este site está em operação há muito tempo, ele se estabeleceu como uma fonte confiável de informações. Eu uso este site quando quero apostar em esportes. Espero que este recurso da Internet seja do seu interesse.

    ResponderExcluir