terça-feira, 7 de junho de 2016

NAVIO2: A evolução da expansão autopilot para Raspberry Pi

expansão navio2

A placa de expansão NAVIO talvez seja uma das mais avançadas de autopilot para Raspberry Pi. Os projetos que se beneficiam são principalmente de drones.

Sua primeira versão chegou em uma campanha no indiegogo em 2014 e que obteve seu merecido sucesso. Na época era uma placa de expansão de formato para o antigo Raspberry Pi Modelo B.

Uma evolução chamada de NAVIO+ havia sido feita posteriormente com o formato do Raspberry Pi A+/B+. Inclusive há um relato aqui em português do seu uso. Ela já contava com algumas melhorias, como um receptor novo de GPS/Glonass/Beidou U-blox M8N, sistema de alimentação redundante, conector de energia com monitoramento de corrente/tensão da bateria, melhorias na usabilidade e compatibilidade com o padrão Pi HAT.

Navio+
Navio+

Sua nova evolução foi lançada em dezembro do ano passado, chamada simplesmente de NAVIO2. A placa vem com diversas melhorias, sendo as principais:

- IMU duplo, sendo o LSM9DS1 o adicional
- Proteção contra sobre tensão e corrente na porta POWER.
- Melhorias no desempenho do chip MS5611.
- O chip gerador de PWM PCA9685 foi substituído pelo micro controlador ARM Cortex M3 STM32F103RCT6 devido a impossibilidade de gerar canais com frequências diferentes de PWM no antigo chip.
- A decodificação do PPM/SBUS agora é feita pelo micro controlador ao invés do Raspberry Pi que utilizava DMA, liberando o processador da placa.
- Utilização do SPI auxiliar do Raspberry Pi aumentando a banda dos sensores
- As portas adicionais do ADC agora estão em uma das portas DF13
- PWM, ADC, SBUS e PPM agora aparecem via sysfs facilitando o uso por qualquer linguagem de programação.

expansão navio2

expansão navio2

Segue o vídeo de apresentação da nova versão:



A NAVIO2 suporta oficialmente o Raspberry Pi 2 e 3. Segundo a documentação oficial, os modelos A+,B+,Zero são compatíveis eletricamente (mesmo porque os GPIOs são os mesmos), mas tem pouco desempenho para rodar o APM:Copter.

Há uma vasta documentação com vários detalhes que pode ser vista aqui.

A placa custa US$168 (R$585,86) e pode ser encontrada (por encomenda) aqui.

Fonte:
https://emlid.com/introducing-navio2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário