segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Nova placa de cluster para Raspberry Pi Zero se encaixa como uma expansão


Criado por Chris Burton, o Cluster Hat é uma expansão para Raspberry Pi 2B ou B+ que comporta 4 Raspberry Pi's Zero

Seu encaixe é similar a placa de cluster para Raspberry Pi Zero da Idein Inc.

Chris utilizou uma abordagem diferente para comunicação. Um driver é responsável por apresentar as placas como interfaces ethernet USB/seriais facilitando a comunicação entre elas e o Raspberry Pi 2B.

A placa é alimentada pelo próprio Raspberry Pi 2 Modelo B. O consumo total à 100% de CPU junto das 4 placas e conexão ethernet do Raspberry Pi 2B é de 1.3A.

A expansão contém internamente um hub USB para conexão lógica das placas. O sistema de alimentação projetado pode controlar (cortar a energia por exemplo) individualmente cada Raspberry Pi Zero.

Segue um curto vídeo de demonstração postado por Chris:



Após o boot do Raspberry Pi 2B é realizado a inicialização dos modelos zero, com um atraso de 2 segundos cada como pode ser visto no vídeo.

Embora ainda careça de mais informações é possível notar muitos interessados na placa, alguns inclusive incitando a criação de uma campanha no kickstarter.

A Cluster HAT poderá vir a ser uma alternativa de menor custo à placa da Idein Inc que comporta 16 Raspberry Pi Zero's.

Fonte: https://twitter.com/burtyb

Um comentário:

  1. Boa hora do dia. Se você já se interessou por apostas esportivas, eu recomendo https://777score.com.br para começar a fazê-lo profissionalmente. A tabela de resultados aqui é atualizada todos os dias, para que você possa analisá-lo com sucesso e ser um cara legal.

    ResponderExcluir