quarta-feira, 21 de outubro de 2015

AstroPi: Data e nave espacial alteradas

Atlas V
Atlas V - Créditos: United Launch Alliance

A Fundação Raspberry Pi trouxe informações de que tanto a data como o veículo de lançamento serão alteradas.

O plano anterior era levar a carga (os Raspberry Pi's) na mesma nave Soyus que Tim Peake irá embarcar em 15 de dezembro, mas houve um alerta da agência espacial do Reino Unido de que a carga total da nave poderia estar sendo atingida. Consequentemente o projeto AstroPi poderia acabar sendo retirado por ter menor prioridade de que outras coisas como água e comida.

A capacidade de peso da Soyus após a entrada dos astronautas com sua bagagem fica em torno de 60kg. A carga do projeto AstroPi tem exatamente 1,3kg.

Algumas outras opções seriam a SpaceX 8 com lançamento previsto para janeiro e a Progress 63P em fevereiro. Felizmente o pessoal da ESA conseguiu uma carona para o projeto em um lançamento para 3 de dezembro, dias antes de Tim Peake chegar a ISS.

astro pi case
Unidade do AstroPi - Créditos: ESA

A carga pegará carona na Cygnus (com capacidade de 2 toneladas) da Orbital Sciences.

A Orbital também é responsável por desenvolver o foguete Antares que seria originalmente o responsável para carregar a Cygnus. Como o último foguete Antares explodiu (shit happens) no lançamento o módulo da Orbital será carregado pelo foguete Atlas V em contrato com a United Launch Alliance, uma configuração ainda não utilizada antes com a Cygnus.

A fundação conta que caso o pior aconteça existe um plano de contingência para passar 2 modelos de testes do AstroPi para a missão (no total foram construídas 8 unidades).

O lançamento é previsto para 3 de dezembro às 22:48 GMT. É esperado que ele seja transmitido ao vivo por streaming no NASA TV. Fiquem ligados!

Fonte: https://www.raspberrypi.org/blog/astro-pi-mission-update-7-launch-vehicle-changed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário