terça-feira, 29 de setembro de 2015

Raspbian agora é baseado no Debian "Jessie"


raspbian debian jessie

O Raspbian que é a distribuição oficial, suportada e otimizada para o Raspberry Pi agora não será mais baseada no antigo Debian Wheezy.

A migração para a nova versão do Debian (Jessie) lançada em abril de 2015 era natural de acontecer e já está disponível.

O que muda na nova versão do Raspbian


Muitas das mudanças não serão percebidas pelos usuários, entretanto haverá algumas perceptíveis e inclusive visuais que seguem abaixo:

- Por padrão o boot agora irá direto para interface gráfica, mas caso queira será facilmente configurável para cair no shell.

- O LXDE (o ambiente desktop) e aplicativos que suportarem utilizarão o GTK 3 (toolkit para criar interfaces) substituindo o antigo GTK 2. Os que ainda não suportarem continuarão utilizando a versão antiga.

- Há um botão na barra de menus para ejetar dispositivos USB, isso servirá para desmontar o dispositivo com segurança antes de você retirá-lo da porta, evitando assim perda de dados.

- O conjunto de programas de escritório LibreOffice agora está incluso por padrão na distribuição.

- Outras inclusões são também do Claws Mail, ambientes para programar em java BlueJ e Greenfoot

Uma das novas aplicações inclusas no Raspbian é o menu de configuração do Raspberry Pi. Ele é uma versão gráfica da aplicação de configurações "raspi-config" (escrito em ncurses). O antigo raspi-config acessado via linha de comando ainda está disponível para quem desejar usar.

interface configuração raspbian

interface configuração raspbian

Estão inclusas atualizações de bugs e desempenho também para aplicações usadas normalmente com o Raspbian, como o Scratch, Sonic Pi e o navegador Epiphany. O suporte ao Sense HAT utilizado no projeto Astro Pi foi adicionado ao Scratch e Python. Houve também a inclusão do Pygame Zero, uma api simples para criação de jogos com Python.

O acesso aos GPIOs utilizando Python agora poderá ser feito por usuários comuns do sistema.

A tecla printscreen agora pode ser utilizada normalmente para tirar screenshots, as imagens serão gravadas no diretório home do usuário.

Como atualizar para a nova versão


Devido à grandes mudanças na versão é extremamente aconselhável fazer uma instalação limpa baixando a nova versão na página de downloads da fundação.

Aos que querem por sua conta e risco tentar atualizar diretamente, há um antigo guia no fórum do Raspberry Pi em inglês com os passos, mas eu realmente não aconselho.

Conclusão


A distribuição oficial Raspbian tem aumentado cada vez mais em tamanho, a imagem da última versão (após descompactar o zip) tem 4.3GB. Isso vem gerando algumas reclamações por conta de usuários que tem cartões com pouco armazenamento. O pessoal da fundação entretanto informa que uma versão lite do Raspbian está em andamento, ela virá inclusive sem a interface gráfica instalada.



Fonte: https://www.raspberrypi.org/blog/raspbian-jessie-is-here/

Um comentário:

  1. Posso sugerir que você se familiarize com este recurso sportingbet app. Lá você pode começar a apostar em esportes, e com um jogo competente, pode atingir níveis de rendimento decentes. Você pode encontrar todas as condições do jogo em sua página. Confira.

    ResponderExcluir