segunda-feira, 24 de novembro de 2014

GertBot: O controlador de motores focado em robótica

Raspberry Pi GertBot

Do criador da GertBoard, a GertBot, focada primeiramente em robótica, traz diversos atrativos diferentes.

A placa traz 4 pontes H capazes de funcionar com 30v à 2.5A, suportando cargas capacitivas ou indutivas. Além das pontes H, a placa conta com 2 open drains( 2 transistores mosfets N ) capazes de funcionar com 30v à 3A, basicamente transistores controláveis via software já embutidos na placa.

Uma das diferenças dessa expansão é o chip ARM cortex-M3 integrado, tornando-a praticamente independente, podendo realizar diversos projetos que dependem de respostas em tempo real, sem depender totalmente do processador do Raspberry Pi.

É possível ligar a placa em cascata, suportando até 4 placas funcionando em conjunto.

As saídas são protegidas contra curtos e temperatura, o que traz uma segurança muito maior que outras placas.

Outro recurso interessante é que a placa pode gerar sinais DCC, utilizados na área de ferromodelismo para controlar os trens. Uma interface de demonstração desse uso também foi disponibilizada incluindo todo seu código fonte.

Na parte de software, a placa virá com diversos exemplos de utilização com C ou Python. Há também uma interface para debug e controle incluídas.

Raspberry Pi e GertBot
Raspberry Pi e GertBot

Abaixo uma compilação de vídeos dispobilizado pelo projeto, dos diversos usos da placa.




 







Os manuais, códigos de exemplo e utilitários podem ser encontrados na página de download do site oficial: http://www.gertbot.com/download.html

O valor da placa é um pouco assustador, são £40.00( R$158,00 ) e pode ser encontrada primeiramente na farnell do Reino Unido ou na PiHut.

Fontes:
http://www.raspberrypi.org/gertbot-is-here/
http://www.gertbot.com/

Um comentário:

  1. Bem, ele vai ter um telefone? Se seu uso no ambiente de trabalho não é proibido, recomendo ficar atento ao site de esportes 777score.com.br, que possui uma tabela com os resultados dos jogos de futebol. Você pode marcar este site em seu navegador (como eu) e abri-lo quando sua partida favorita for ativada e acompanhar o placar.

    ResponderExcluir