segunda-feira, 9 de junho de 2014

[OFF] Painel solar e rastreamento do sol com Arduino


Apesar do custo geralmente elevado paineis solares fotovoltaicos são uma boa solução para projetos que não podem depender de uma tomada e somente uma bateria.

Para se ter a melhor eficiência possível é preciso que o painel esteja apontado diretamente para a fonte de luz, em geral o sol. Para isso é preciso detectar em que posição o sol se encontra. Muitas soluções que vi utilizando arduino é o uso de vários LDRs para se saber a posição e assim direcionar o painel na posição correta.


Talvez uma das soluções possíveis sem a utilização de sensores de luz é a utilização de tabelas da posição solar juntamente com motores de passo para precisão e também a utilização de um sensor de bússola não sendo preciso nem o alinhamento prêvio do dispositivo à algum polo da terra.

Há muito tempo comprei uma pequena célula fotovoltaica na dx e resolvi começar testes para utilização em um projeto futuro.

Minha forma de rastreamento não utiliza outro sensor a não ser a própria célula, isso é feito com base na tensão do painel que é lida pelo ADC do arduino e fazendo as devidas correções na horizontal e vertical via software.

O protótipo de dois eixos ainda em desenvolvimento é bem básico mas já é capaz de realizar o rastreamento, lembrando que o painel não está sendo usado como fonte de energia para nada, somente a leitura de sua tensão está sendo feita, veja abaixo:




Claro que em uma situação real de sol essa atualização seria em longos períodos de tempo.

Segue outros projetos que encontrei utilizando arduino, ambos utilizando 4 LDRs :





Esse abaixo não faz uso de nenhum microcontrolador:



A idéia futuramente é usar com um painel de maior potência como fonte de energia para um Raspberry Pi.

Irei liberar o código e mais detalhes futuramente pois o projeto ainda está bem rústico.

7 comentários:

  1. Cara blz? Será que você pode me falar o modelo de todos os componentes que usou? muito legal isso que você fez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, além do arduino uno, utilizei uma ponte H L298N, dois motores dc com caixa redutora e esse painel solar.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, infelizmente não estou encontrando mais o código, mas os projetos com LDR são melhores do que essa forma que utilizei, esse exemplo contém inclusive o código: http://www.instructables.com/id/Arduino-Solar-Tracker/?ALLSTEPS

      Excluir
  3. Você tem um link ou um video onde consigo um acompanhador sideral? Eu quero simplesmente que algo gire na velocidade do planeta (1rotação/24h) É pra fazer fotografias noturnas de longa exposição.

    ResponderExcluir