quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Construindo um case stack de acrílico para o Raspberry Pi

Para construir o case stack de acrílico usado em nosso servidor, você precisará de:

- parafuso longo( eu utilizei de 0,5mm, mas não é regra )
- acrílico
- 8 porcas para o parafuso
- bastão de cola quente(do mais fino)
- antena de tv velha

O maior problema é cortar o acrílico, eu cortei riscando e destacando assim como se corta vidro, só que sem as ferramentas apropriadas para isso(usei um estilete comum). Fazer com que as plaquinhas saiam mais ou menos certas é de certo complicado para quem não lida com isso, fora o perigo de se cortar, por isso se não está confiante leve a alguém que corte por você ou use outro tipo de material. A questão de furar também é delicada, pois usei uma furadeira de bancada para que os furos não ficassem tortos e dificultassem a passagem do parafuso.

acrílico quebrado
Erros na hora de cortar o acrílico



Primeiro corte duas ou mais plaquinhas de acrílico no tamanho de 100x75mm, a quantidade depende dos andares que deseja fazer.


largura da placa de acrílico
Largura de 100mm

altura da placa de acrílico
Altura de 75mm


Marque o ponto a se furar na distancia de 0,5mm dos lados, fazer o mesmo nos quatro lados e fure com uma broca pouca coisa mais larga que seu parafuso, na faixa de décimos a mais. O parafuso precisa ficar folgado nos furos.

0,5mm entre os lados para furar

Corte o parafuso em 4 partes iguais.

parafuso longo
Parafuso longo

Corte 4 pedaços da antena para cada andar, na parte que tenha diametro suficiente para entrar no parafuso, ela limitará o tamanho dos andares, o tamanho fixo que usei para todos com base no Raspberry Pi foi de 20mm. Caso um dos andares seja de tamanho diferente, terá que fazer a medição, no meu caso tive que usar porcas em um dos andares por não ter feito isso.

Pedaço da antena
Pedaço da antena de 20mm




Corte em 4 pedaços o bastão de cola quente no tamanho de 21mm , ele ficará preso entre uma placa e outra devido a pressão exercida e servirá como apoio para que seu Raspberry Pi não se mexa.

Bastão de cola quente com 1mm a mais que da antena

Insira uma porca na ponta de cada parafuso e insira a primeira placa em cada parafuso, insira um pedaço de antena em cada parafuso, insira outra placa, e assim sucessivamente até atingir os andares que deseja.


placas montadas
Placas montadas




Antes de colocar as ultimas porcas preencha os andares e se preciso levante algum deles para acomodar seu Raspberry Pi e os pedaços de cola quente, após posicionar tudo da forma correta, coloque novamente uma porca em cada parafuso até chegar na placa e aperte com cuidado para as mesmas terem pressão suficiente nos bastões e eles não se moverem.


Posição aproximada dos pedaços de cola quente

Caso queira você poderá cortar os parafusos para que fiquem em conformidade com o case, no meu caso eu deixei os mesmos como estavam para futuramente aumentar os andares do case.

Case finalizado

Está gostando do blog? Ajude-nos a divulgar e curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter.

2 comentários:

  1. O povo, eu uso o site precisas as previsões meteorológicas, este site me nunca resumiu e em princípio eu gosto de usar, é um site de https://www.meteoprog.com.pt/pt/ , se você ainda não encontrou um bom tempo, então eu recomendo que você clicar em um link e começar a usar é este site, porque você não vai deixar você para baixo

    ResponderExcluir