quarta-feira, 16 de outubro de 2013

LCD com RCA vs Raspberry PI

A fim de monitorar nosso raspserver visualmente além do ssh, adquiri tempos atrás um pequeno lcd, e na hora da escolha decidi por comprar algo prático e barato, o SKU: 201631 vindo da DealExtreme, custando US$ 23,10  está certo que não é de se esperar muita coisa, mas que serviu para nosso objetivo inicial.



Logo de cara vimos que a imagem não se ajustaria naturalmente, sendo preciso o ajuste via config.txt, consegui resultados bons para esse modelo com o seguinte:

overscan_left=-16
overscan_right=-16
overscan_top=-24
overscan_bottom=-20
framebuffer_width=320
framebuffer_height=240
sdtv_aspect=2



Uma questão a se verificar era que a alimentação do lcd difere da tensão usada pelo raspberry pi, sendo assim necessitando de uma segunda fonte(de 12v). Outra observação levantada pelo nosso amigo telec, é o fato de que as conexões de energia como a desse lcd nem sempre são padrões com a das fontes na questão de polaridade, portanto mesmo que tenha uma fonte em casa que encaixe perfeitamente no conector, pode ser que ele não venha a ligar caso tenha a polaridade invertida.

Assim como o rpi, questões de potência consumida também devem ser vistas com cuidado, no nosso caso as especificações marcavam <=1.1W, ou seja, sua fonte de 12v deverá suprir no mínimo 92mA , mas leve em conta 100mA para mais para se ter uma folga, usamos uma fonte antiga de telefone sem fio.

Para nosso objetivo um lcd simples com RCA foi suficiente, uma solução que muitos já praticam é o uso de lcds via gpio, mas se espera qualidade terá que abrir mais o bolso tanto para melhores resoluções como para se ter conexão hdmi.

Update: em caso de terminal, para que o mesmo não desapareça depois de um tempo use e se preciso coloque no boot:  setterm -term linux -blank 0 > /dev/tty1

Nenhum comentário:

Postar um comentário