terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Lançado Raspberry Pi Zero W, versão com Wi-Fi/Bluetooth e novo case oficial

Crédito: raspi.tv

Um dos recursos muito requisitados no Raspberry Pi Zero era a conectividade  sem fio.

Ontem já vazavam certas imagens desse novo modelo. O próximo modelo que era esperado a ser lançado era na realidade o Raspberry Pi 3A, similar ao A+ mas com chip do Raspberry Pi 3 e Wi-Fi. A fundação havia inclusive citado esse modelo 3A no passado, mas como diversas vezes, ela é uma caixinha de surpresas. Ao contrário do esperado, temos o novo Raspberry Pi Zero W, uma versão com o mesmo chip (CYW43438) Wi-Fi/Bluetooth presente no Raspberry Pi 3.

O restante das configurações permanecem as mesmas, SoC BCM2835 à 1Ghz, 512MB de RAM, conector de câmera.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Case chaveiro em alumínio para Raspberry Pi Zero


Cases de alumínio sempre ficaram entre os mais desejados no mundo Raspberry Pi. A maravilhosa versão acima, feita especialmente para o Raspberry Pi Zero, funciona também como chaveiro. Utiliza a liga de alumínio 6082T6.

O case que está no kickstarter, ganhou também versões anodizadas, vermelha e preta.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Finja surpresa: Case oficial do Raspberry Pi está sendo falsificado


Na criação do case oficial do Raspberry Pi houve muito esforço para que fosse bem feito. Tanto é que a empresa originalmente escolhida que lida com termoplástico foi substituída por não atender as especificações que a fundação desejava.

Segundo a fundação Raspberry Pi o case oficial já está sendo alvo de clones. Ao ver a venda em alguns locais, eu já suspeitava de tal fato, embora não houvesse comprado para verificar.

Nas imagens abaixo é possível ver a comparação de um modelo original e seu clone.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Audio Injector: Expansão de áudio surround com 8 canais para Raspberry Pi

Audio Injector

A quantidade de expansões de áudio hoje é relativamente grande. Há diversas opções, entretanto nenhuma até então (que eu tenha conhecimento) trazia uma placa com som surround de 8 canais.

A Audio Injector visa mudar esse cenário. Além dos 8 canais RCA de saída, há 6 de entrada. A comunicação com o Raspberry Pi é feita utilizando o barramento I2S no GPIO.