quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Finja surpresa: Case oficial do Raspberry Pi está sendo falsificado


Na criação do case oficial do Raspberry Pi houve muito esforço para que fosse bem feito. Tanto é que a empresa originalmente escolhida que lida com termoplástico foi substituída por não atender as especificações que a fundação desejava.

Segundo a fundação Raspberry Pi o case oficial já está sendo alvo de clones. Ao ver a venda em alguns locais, eu já suspeitava de tal fato, embora não houvesse comprado para verificar.

Nas imagens abaixo é possível ver a comparação de um modelo original e seu clone.

Case original

Clone

O clone apresentado acima contém furações para os leds do Raspberry Pi 3 tanto quanto para de alguns modelos anteriores, além de serem ovais. Aparentemente há slots para o cabo flat da câmera e tela.

Case original

Clone
O logo do clone contém um relevo diferente do original, além de defeitos perceptíveis.

Case original

Clone

Os suportes de silicone do clone são ligeiramente defeituosos e não encaixam direito. O mais perceptível é que eles não são transparentes como o modelo original.

Não é a primeira vez que produtos oficiais da fundação são clonados. Um bem conhecido é a câmera oficial (ao menos o modelo antigo) onde além de várias versões paralelas com recursos diferentes, haviam também clones que queriam se passar por um produto original, com logo e nomes originais.

Portanto tomem cuidado caso desejem um case original da fundação. É possível que apareçam clones ainda mais parecidos (embora duvide que sejam tão perfeitos na questão de fabricação).

Fonte: https://www.raspberrypi.org/blog/fake-cases-raspberry-pi-make-sure-dont-end-one/

Nenhum comentário:

Postar um comentário