segunda-feira, 31 de março de 2014

Saiu o ganhador dos $10000 de recompensa da fundação Raspberry Pi

No final de fevereiro quando a Broadcom liberou toda documentação e código da stack gráfica do VideoCore IV, a fundação Raspberry Pi anunciou um prêmio de $10000 ( dez mil dólares ) para a primeira pessoa que demonstrasse a eles um gameplay jogável de Quake III em bons frames por segundo no Raspberry Pi utilizando drivers abertos. A competição valia para o mundo todo e finalmente temos um ganhador.

O feito foi de Simon Hall, que fez boas contribuições para a comunidade do Raspberry Pi, como por exemplo novas funções como memcpy e memset da libc otimizadas.

As instruções abaixo são uma tradução minha das instruções enviadas por Simon ao raspberrpi.org, de como ter o jogo funcionando no driver opensource. 

Link: Clone do ambilight utilizando Raspberry Pi



Ambilight é uma tecnologia da Philips que permite que se projete luz ao redor da tela de acordo com o que é apresentado.
Esse tutorial(em português) explica como se criar um clone desse sistema utilizando um Raspberry Pi.

Boa leitura: http://www.aminhacasadigital.com/2014/03/tutorial-hyperion-ambilight-clone-na.html

Agora estamos em domínio próprio

Mais um avanço para o EverPi, agora temos um dominío próprio everpi.net, nosso blog ficará em blog.everpi.net , o email para contato por enquanto continua o mesmo, RaspMap e ArduMap serão alterados e redirecionados  futuramente para raspmap.everpi.net e ardumap.everpi.net, o link antigo do EverPi continuará funcionando normalmente como redirecionamento.

terça-feira, 25 de março de 2014

RasPiO: As 3 novas placas para Raspberry Pi












Alex Eames do raspi.tv , o mesmo do bem sucedido projeto da tela HDMIPi no kickstarter acaba de lançar três primeiras placas de uma família denominada de RasPiO.

A "RasPiO® port labels" se trata somente de uma placa legenda para ser encaixada nos pinos e que pode também ser levada como chaveiro. Na parte de trás apresenta a legenda de funções alternativas ao pino.

segunda-feira, 24 de março de 2014

DoodleBorg: O mais poderoso robô utilizando Raspberry Pi

doodleborg

Também chamado de tanque do Raspberry Pi, o Doodlebord certamente é poderoso. Com 6 rodas e 6 motores de grande torque ele chega a 3 cavalos de potência.

As especificações são enormes assim como o seu peso:

quinta-feira, 20 de março de 2014

Link: Leitura de cartões NFC com Raspberry Pi

Créditos:























Esse tutorial(em português) do link abaixo, demonstra o básico de como ler cartões NFC utilizando o Raspberry Pi e um módulo NFC ITEAD PN532. Esse módulo pelas minhas pesquisas custa na faixa de US$18 à US$25 lá fora.

Boa leitura: http://blog.vortextech.info/wp/?p=16

quarta-feira, 19 de março de 2014

Novos modos de vídeo na câmera do Raspberry Pi






















Eu já havia lido a algum tempo no forum oficial que estavam trabalhando no software da câmera para suportar alto framerate. Finalmente liberaram oficialmente a novidade, agora você pode usar modos como por exemplo "2592×1944 1-15fps" ou "640×480 60.1-90fps".

O hardware do Raspberry Pi de fato não era limitado e poderia suportar esses modos, a questão mesmo era o software, que com a ajuda da Broadcom e o fabricante do sensor Omnivision, esses novos modos estão disponíveis.

terça-feira, 18 de março de 2014

RACHEL-PI - RACHEL Server no Raspberry Pi

O projeto RACHEL( Remote Areas Community Hotspots for Education and Learning ) é uma iniciativa do worldpossible.org que traz diversos conteúdos educacionais para leitura offline, trata-se de um projeto para levar educação à lugares que não tem internet ou que a internet é lenta a ponto de se tornar impraticável o uso geral.


sexta-feira, 14 de março de 2014

Comunicação sem fio entre Raspberry Pi e Arduino utilizando tx/rx de 433Mhz





















Dos diversos meios de comunicação, certamente a sem fio é bem apreciada e prática em diversos projetos e alguns estão usando em conjunto a dupla Raspberry Pi e Arduino.

Para uma transmissão sem fio entre os dois, naturalmente que precisamos de um transmissor/receptor, abaixo podemos ver um dos mais baratos.

terça-feira, 11 de março de 2014

Raspberry Pi aplicado em incrível sistema de publicidade no metrô de Estocolmo

Deixando de lado a visão de brinquedo que alguns tem sobre o Raspberry Pi, mais uma vez ele vem para mostrar que é pequeno, mas faz bonito.

A agencia de publicidade Åkestam Holst em parceria com a Stopp , ligou um Raspberry Pi a uma tela e a sensores de modo que ao detectar a chegada do vagão, um vídeo/animação diferente é colocado para rodar, demonstrando os cabelos da modelo como se fosse de fato o vento criado dentro do metrô.

Originalmente era para se rodar a publicidade em somente um dia, mas se tornou tão popular que acabaram deixando por uma semana.


Confira o vídeo:





Magnífico não?


Está gostando do blog? Ajude-nos a divulgar e curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter.

Fonte:
http://www.raspberrypi.org/archives/6421

quinta-feira, 6 de março de 2014

Lançada 21ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos sobre o Raspberry Pi, ela começou com uma idéia em forums e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada.


TheMagPi 21ª edição
TheMagPi 21ª edição

quarta-feira, 5 de março de 2014

Projeto do leitor: Raspberry Pi utilizando ASIC usb para minerar bitcoin

O leitor basker enviou fotos de um projeto de testes para minerar bitcoin utilizando um ASIC usb no seu Raspberry Pi, mas que devido ao dongle esquentar demais, ele além de colocar um grande dissipador, mergulhou tudo em óleo mineral. Ele está usando também um conversor do tipo step down que tem como entrada 12V de uma fonte chaveada e saída de 5V. Maiores detalhes não foram divulgados. Seguem as fotos.



segunda-feira, 3 de março de 2014

Pequena atualização do RaspMap

Lançada a versão 0.2 minor, se trata de uma pequena atualização somente.

GPIOs mapeados com descrições simples, imagem do chip SMSC adicionada e página about.

Aos que ainda não conhecem, leiam meu breve post sobre: RaspMap - Todos componentes do Raspberry Pi mapeados em uma imagem.

Erros ou sugestões entrem em contato.

domingo, 2 de março de 2014

[OFF] Como funciona um PLL( Phase-Locked Loop ) ?

Alguns poucos devem se lembrar do meu amigo Telec da entrevista em [OFF] Do multivibrador astável à projetos de gente grande. Ele está lançando um website/blog e um canal no youtube sobre eletrônica e também algo que poucos se metem a aprender que é a doida área de RF( Rádio Frequência )

No seu primeiro video ele explica de modo básico como funciona um PLL( Phase-Locked Loop )




Se tem interesse pela área( principalmente de RF ) siga-o no youtube que vem mais por aí.

Referência:
http://rfsys.com.br/03/2014/como-funciona-um-pll-phase-locked-loop/