Acho que todos devem ter uma noção do quanto deve ser horrível perder parte ou totalmente a visão. O braille, que é um sistema de leitura via tato, tem ajudado deficientes visuais há quase 200 anos.
Louis Braille aperfeiçoou um método antigo do sistema e o publicou em 1829 sendo usado até os dias de hoje.
Desenvolvido por Sanskriti Dawle e Aman Srivastav, estudantes do instituto educacional de tecnologia e ciência BITS Pilani, em Goa na Índia, a interação do projeto Mudra visa ensinar o alfabeto em braille de forma intuitiva.
Auto Mode |
Utilizando o Raspberry Pi e um dispositivo de pinos on/off, o protótipo é composto de dois modos. O "Browse Mode" capta a voz , transforma em texto( utilizando a API do Google speech ) que é transformado em letras que correspondem ao braille na saída táctil. O "Auto mode" é parecido mas utiliza um áudio pré determinado.
Protótipo |
Protótipo |
Apesar dos pinos estarem fora do tamanho padrão de escrita braille, isso será ajustado no produto final, pois se trata apenas de um protótipo.
Segue abaixo o vídeo onde ele aparece em funcionamento.
O custo de dispositivos que lidam com braille chegam à milhares de dólares enquanto que esse projeto pode ser entregue a um custo muito baixo. O projeto foi apresentado na PyCon 2014 em Abril e os códigos em python podem ser obtidos no seguinte link: https://github.com/aman-ks/PyTact
Atualização: Ao que parece o projeto avançou bastante desde a data desse post pelo que verifiquei em seu site, ótima notícia :).
Última atualização: 16/06/2017
Fontes e referências:
http://www.projectmudra.com/
http://news.scroll.in/article/662668/Two-Goa-students-design-a-computerised-Braille-teacher
http://www.raspberrypi.org/mudra-a-braille-dicta-teacher/
http://www.fastcodesign.com/3030149/powered-by-raspberry-pi-a-robotic-braille-teacher
http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille
Nenhum comentário:
Postar um comentário