terça-feira, 27 de maio de 2014

Projeto Mudra utiliza Raspberry Pi para ensinar braille


Acho que todos devem ter uma noção do quanto deve ser horrível perder parte ou totalmente a visão. O braille, que é um sistema de leitura via tato, tem ajudado deficientes visuais há quase 200 anos.

Louis Braille aperfeiçoou um método antigo do sistema e o publicou em 1829 sendo usado até os dias de hoje.

Desenvolvido por Sanskriti Dawle e Aman Srivastav, estudantes do instituto educacional de tecnologia e ciência BITS Pilani, em Goa na Índia, a interação do projeto Mudra visa ensinar o alfabeto em braille de forma intuitiva.

Auto Mode
Auto Mode

Utilizando o Raspberry Pi e um dispositivo de pinos on/off, o protótipo é composto de dois modos. O "Browse Mode" capta a voz , transforma em texto( utilizando a API do Google speech ) que é transformado em letras que correspondem ao braille na saída táctil. O "Auto mode" é parecido mas utiliza um áudio pré determinado.

Protótipo
Protótipo

Protótipo
Protótipo

Apesar dos pinos estarem fora do tamanho padrão de escrita braille, isso será ajustado no produto final, pois se trata apenas de um protótipo.

Segue abaixo o vídeo onde ele aparece em funcionamento.


O custo de dispositivos que lidam com braille chegam à milhares de dólares enquanto que esse projeto pode ser entregue a um custo muito baixo. O projeto foi apresentado na PyCon 2014 em Abril e os códigos em python podem ser obtidos no seguinte link: https://github.com/aman-ks/PyTact

Atualização: Ao que parece o projeto avançou bastante desde a data desse post pelo que verifiquei em seu site, ótima notícia :).

Última atualização: 16/06/2017

Fontes e referências:
http://www.projectmudra.com/
http://news.scroll.in/article/662668/Two-Goa-students-design-a-computerised-Braille-teacher
http://www.raspberrypi.org/mudra-a-braille-dicta-teacher/
http://www.fastcodesign.com/3030149/powered-by-raspberry-pi-a-robotic-braille-teacher
http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille

Nenhum comentário:

Postar um comentário