quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Scanner 3d usando Raspberry Pi

Dessa vez foi Richard Garsthagen que fez um belo trabalho ao construir nada mais nada menos do que um scanner 3d usando Raspberry Pi's.

raspberry pi scanner 3d
Scanner 3d

Ele utilizou 40 Raspberry Pi's cada um com sua câmera oficial de 5 megapixels, os 13 suportes foram feitos em madeira, cortada na sua própria cnc e são compostos por 3 Raspberry Pi's cada um, contendo também um strip de LEDs para iluminação extra.



Para ligar todas as placas, Richard usou uma uma fonte de 5v 60A. Também foi usado uma fonte de 12v para ligar os strips de led.


Conexões de rede e energia
Conexões de rede e energia


Todos esses Raspberry Pi's são conectados a rede e se comunicam com um NAS (Qnap TS109). Cada um roda um software que fica a escuta de um pacote broadcast específico, que dará a cada placa o comando para se tirar a foto totalmente sincronizados. Após as fotos tiradas e gravadas localmente no cartão SD, elas são enviadas para o NAS e serão processadas posteriormente para que a renderização 3d seja feita.



Richard e seu modelo 3d sendo impresso
Richard e seu modelo 3d sendo impresso

Richard fez testes com diversas quantidades de câmeras e cita que começou usando 12 e que mesmo com uma menor quantidade os resultados são impressionantes.

Vídeo:



Referências:
http://www.pi3dscan.com
http://www.raspberrypi.org/archives/5232
http://www.instructables.com/id/Multiple-Raspberry-PI-3D-Scanner/

Nenhum comentário:

Postar um comentário