terça-feira, 26 de novembro de 2013

Raspberry Pi com overclock extremo chegando à 4.133 Ghz, será mesmo?

Com algumas distros vindo com "turbo mode" ativado por padrão, o overclock em torno do Raspberry Pi se tornou algo mais comum do que imaginamos, principalmente depois que a fundação decretou que ao ativar o turbo mode não acarretaria mais na perda de garantia. ( lembrando que se trata dos pré-definidos usando raspi-config ).

Segundo relatos do usuário(neo565) no fórum overclock.net, ele foi além, assim como nos recordes estabelecidos por PCs, ele resfriou o SoC do Raspberry Pi a baixas temperaturas e conseguiu um overclock elevando a frequência à 4.133 GHZ por cerca de 10 segundos, na teoria... Digo isto pois não há prova concreta, algo que será descrito mais abaixo, vamos aos relatos:



Raspberry Pi
Raspberry Pi


Raspberry Pi
Raspberry Pi


Segundo o próprio, ele não chegou a tal frequência de início, primeiro ele atingiu a marca de 2.4 Ghz, então subiu para 2.999 Ghz, com core_freq de 1 Ghz e sdram a 759 Mhz, o sistema rodou por 30 segundos antes de travar. Foi preciso também um aumento na tensão usando o parâmetro over_voltage=11(inconsistência, veja abaixo), que significa um aumento de 0,275V já que cada acréscimo se dá por 0.025V. No total seriam 1,475V.



Ao falhar na frequência de 3.1 Ghz ele achou que 2.999 Ghz seria o limite máximo que poderia atingir, mas conseguiu chegar aos 3.355 Ghz, com core_freq de 1600 Mhz, sdram 1333 Mhz e over_voltage em 16.



E posteriormente finalmente a 4.133 Ghz, com core_freq de 2 Ghz, sdram de 2666 Mhz e over_voltage em 19.





Em meio aos testes ele inclusive cita que um cartão sd queimou.


Observações sobre a veracidade.

 

Alguns usuários do fórum citaram a falta de provas desse overclock em questão, e com razão, em nenhum momento o usuário neo565 tirou uma foto ou filmou o boot para conferirmos a frequência, as fotos tiradas são somente do arquivo de configuração, sendo assim como ele próprio conferiu?

Há também algo que eu percebi que está divergente, as alterações no over_voltage excedem o máximo suportado, você só pode especificar valores entre -16 e 8, usando 11 como foi feito pelo mesmo, já daria
1,475V que está acima do limite máximo que é de 1.4V, fica difícil acreditar a não ser o caso de uma alteração de firmware/hardware, algo que nunca foi citado.

Então fica a dúvida, pois de fakes a internet está cheia, resta esperar por uma prova ou mais alguma pessoa que teste o Raspberry Pi ao extremo.

Referência: http://www.overclock.net/t/1404207/extreme-cooled-raspberry-pi

Nenhum comentário:

Postar um comentário