Páginas
▼
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Windows 10 IoT beta é lançado para Raspberry Pi 2
No lançamento do Raspberry Pi 2 houve o inesperado anúncio do suporte ao windows, a microsoft já havia trabalhado antes por 6 meses em conjunto com a fundação para que isso fosse possível.
Ontem no evento Microsoft Build Developer Conference foi demonstrado pela primeira vez o Windows 10 IoT para Raspberry Pi 2 sendo utilizado no robô acima.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Fundação Raspberry Pi dá boas vindas à novo CEO
Em substituição ao antigo CEO Lance Howarth (que já não ocupava o posto há algum tempo), Philip Colligan chega para administrar uma das fundações mais bem sucedidas do Reino Unido, a Raspberry Pi Foundation.
Philip já conta com uma certa experiência no ramo de caridade, ele está na Nesta desde maio de 2010 atuando como vice-chefe do executivo e diretor executivo do laboratório de inovação. Seu cargo começará efetivamente no mês de julho.
Referência: https://www.raspberrypi.org/welcome-philip/
terça-feira, 28 de abril de 2015
Em entrevista ao Linuxvoice, Eben Upton revela que o Raspberry Pi 2 B poderia ter sido bem mais caro mas com hardware diferente
Em uma longa entrevista ao Linuxvoice, Eben Upton fundador e agora CEO da Raspberry PI trading company que colocou 5 milhões de Raspberry Pi's no mundo, conta como Eric Schmidt (Google) influenciou o baixo valor do Raspberry Pi e dá detalhes sobre a criação do Raspberry Pi 2 Modelo B.
Algumas perguntas respondidas geraram informações interessantes:
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Raspberry Pi utilizado em projeto de automação para cultivo de cogumelos
Alguns projetos de automação em cultivo já passaram por aqui como o PlantPi e automação de um jardim hidropônico vertical.
Criado por Kyle, o projeto de nome Mycodo já tem uma certa história. Sua primeira versão data de 2009, utilizava um ATMega328 ligado a um computador com linux ligado a rede. Já na sua terceira atualização, ele utiliza um Raspberry Pi Modelo B rev1 desde sua segunda versão.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
quinta-feira, 23 de abril de 2015
Streaming de jogos para sua TV com Raspberry Pi
Imagem retirada do vídeo |
O pessoal do canal Possibly Unsafe (em inglês) demonstrou no vídeo abaixo a utilização do Raspberry Pi como box de streaming de jogos do STEAM.
Foi utilizado uma implementação open source do NVIDIA GameStream, o aplicativo Limelight. Somente placas NVIDIA da série GTX 600/700/900 são suportadas.
terça-feira, 21 de abril de 2015
Ganhe um Raspberry Pi A+ ou Mega 2560 no sorteio promovido pela Cemapa
O Raspberry Pi A+ é uma ótima opção para quem necessita de baixo consumo.
A Cemapa Informática está sorteando no Facebook um Raspberry Pi A+ e um Mega 2560 (Da Centro Maker compatível Arduino Mega).
Para participar veja as regras nesse post da Cemapa.
Placa de expansão (PiHAT) traz display e-paper para Raspberry Pi
O E-paper (Eletronic Paper) é um display que imita a aparência de um papel. Ao contrário de muitas outras tecnologias que precisam da emissão de algum tipo de luz, essa reflete a luz como se fosse um papel. Muitas das tecnologias atuais de e-paper conseguem manter o que está (estático) na tela sem qualquer tipo de energia.
Ao contrário do que pode parecer, a primeira tecnologia chamada de E-paper foi desenvolvida na década de 70 em um laboratório de pesquisa da Xerox.
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Links da semana 0010 0011
Android Lollipop 5 on Raspberry Pi 2
Raspberry Pi Clock Radio
Habilitar a Câmera na Raspberry Pi 2 com Slackware_ARM_v.14.1
Raibow Cluster
Halo 4 Sniper Rifle - Raspberry Pi-powered live preview scope, mounted test
RasPiLeapBot - A Gesture Controlled Robot
Using MATLAB and Raspberry Pi for Face Detection
Using Simulink to Program Raspberry Pi for Image Inversion
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Ebook gratuito: Python na educação ( em inglês )
Sendo Python a linguagem oficial do Raspberry Pi, esse ebook tem tudo a ver com a placa. Em meio a chega da PyCon 2015, a editora O'Reilly pediu para que Nicholas Tollervey escrevesse um pequeno ebook sobre Python na educação.
No ebook de 43 páginas, além de abordar um pouco da história da linguagem é demonstrado o caso de estudo entre Python e o Raspberry Pi como ferramenta de ensino. É apresentado o porque de utilizar python na educação.
O que muitos não sabem é que o "Pi" de Raspberry Pi não veio do numero Pi, mas sim de "Py" de Python. Posteriormente a comparação com o número Pi também começou a ser feita.
Para fazer o download gratuito do o ebook basta ir nessa página da O'Reilly, informar seu nome e email que aparecerão 3 formatos de download do ebook: PDF, mobi e epub.
Fonte: https://www.raspberrypi.org/python-in-education-free-oreilly-book/
No ebook de 43 páginas, além de abordar um pouco da história da linguagem é demonstrado o caso de estudo entre Python e o Raspberry Pi como ferramenta de ensino. É apresentado o porque de utilizar python na educação.
O que muitos não sabem é que o "Pi" de Raspberry Pi não veio do numero Pi, mas sim de "Py" de Python. Posteriormente a comparação com o número Pi também começou a ser feita.
Para fazer o download gratuito do o ebook basta ir nessa página da O'Reilly, informar seu nome e email que aparecerão 3 formatos de download do ebook: PDF, mobi e epub.
Fonte: https://www.raspberrypi.org/python-in-education-free-oreilly-book/
quarta-feira, 15 de abril de 2015
Como dar boot somente por USB host no Raspberry Pi A+ ou Modelo A
No post MicroSD falso em 5 gramas de frustração eu havia mencionado a possibilidade de boot via usb no Raspberry Pi Modelo A. Na época o Raspberry pi Compute Module que deve ter sido o principal motivo para a criação do código atual, não havia sido lançado.
Como dito no passado, não é possível dar boot direto via mass storage, somente no modo host ligado diretamente a um PC, portanto boot via pendrive não é possível. No Raspberry Pi módulo esse sistema de boot é utilizado para gravação na flash eMMC quando não há nenhum sistema.
Os modelos onde é possível a utilização desse modo são o Raspberry Pi Compute Module, Modelo A e A+. Possivelmente um futuro modelo 2 A baseado no Raspberry Pi 2 B deve ser compatível.
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Recorde de overclock do Raspberry Pi 2 é de 1,5Ghz
O recorde de overclock dos antigos modelos do Raspberry Pi é de 1,55Ghz mas o novo Raspberry Pi 2 (que contém um processador diferente) também começa a aparecer nos recordes.
Segundo o usuário Zen1 do fórum Raspberry Pi, ele atingiu a marca de 1500Mhz no Raspberry Pi 2. Assim como o recorde das versões anteriores, também foi preciso fazer modificações na placa além de utilizar nitrogênio líquido. O uso do EVGA EPower também se fez necessário, visto que o máximo de overvolt nas configurações era de 1.4v e o utilizado no overclock foi de 1.66v.
É bom lembrar que na época do overclock de 1.55Ghz no modelo antigo, só foi possível ultrapassar após um dos engenheiros do Raspberry Pi fornecer um firmware modificado com limite de 2Ghz, no original havia uma limitação de 1500Mhz.
Os pontos atingidos no HWBOT Prime foram de 2025.77 contra 795.18 no Raspberry Pi antigo.
Zen1 cita que a meta dele é chegar aos 1800Mhz.
Fontes:
https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=29&t=107149
http://hwbot.org/submission/2823857_zen1_hwbot_prime_broadcom_bcm2709_2025.77_pps
sexta-feira, 10 de abril de 2015
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Reaproveitando cabo IDE 40 vias e criando conector femea x femea para GPIOs do Raspberry Pi
Irei demonstrar abaixo duas formas de reutilizar cabos IDE 40 vias para utilização dos GPIOs do Raspberry Pi B+, A+ ou 2 B.
Caso precise somente do cabo é possível comprar em lojas de sucata de computadores antigos ou comprar um cabo sem o pino fechado e colorido como esse.
quarta-feira, 8 de abril de 2015
Raspberry Pi B+ e posteriores poderiam liberar até 2.1 amperes nas USBs com modificação no hardware
Segundo informações de Brian Benchoff do Hackaday, no Raspberry Pi B+ e posteriores é possível fazer uma pequena modificação de hardware para aumentar o limite de corrente nas USBs de 1.2A para 2.1A.
Alguns devem se lembrar que no lançamento do Raspberry Pi B+ foi informado sobre o aumento de corrente nas USBs via software, sendo o padrão 600mA e com o aumento 1.2A.
terça-feira, 7 de abril de 2015
Projeto Tyfone: Smartphone DIY com Raspberry Pi A+ e case impresso em 3D
Criado por Tyler Spadgenske o Tyfone é um projeto similar ao famoso PiPhone, entretanto seu projeto utiliza um Raspberry Pi A+. Também foi incluído um case feito em uma impressora 3D e a câmera oficial.
segunda-feira, 6 de abril de 2015
Raspberry Pi transmitindo vídeo em HD (HDTV DVB-T)
Radio Amador desde 1991, Alexandru Cset é um físico que hoje trabalha como engenheiro de antenas. Suas paixões também envolvem comunicação por satelites, SDRs e desenvolvimento de softwares para sistemas Unix-Like.
Utilizando um dongle UT-100C DVB-T ele "transformou" um Raspberry Pi em um transmissor HDTV. A transmissão é feita ao vivo, sendo capturada pela câmera do Raspberry Pi pelo raspividm em H.264, convertida com o ffmpeg para o formato MPEG-TS com bitrate adequado e enviada para o dongle utilizando o aplicativo tsrfsend de uma versão oficial do OpenCaster. Um amplificador para RF de 20dBm também foi utilizado.
sexta-feira, 3 de abril de 2015
Links da semana 0010 0001
Embarcados Review: Raspberry pi A+
Unboxing Raspberry Pi 2 e primeiro boot Snappy Ubuntu Core
Montando sua Jabuti Edu – TUTORIAL VERSÃO: PLÁSTICO
Raspberry Pi: DOSBox Parte 2
iCMS - intelligent classroom management system
Testing a Raspberry Pi powered Tuner Studio display in my Firebird
Raspberry Pi Music Synthesis : introduction to wavetables
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Consumo de energia do Raspberry Pi parte 3 - Modelo B+
Anteriormente eu havia publicado a primeira e segunda parte sobre o consumo de energia do Raspberry Pi. A versão testada em ambos os casos era da placa modelo B rev. 2.0, sendo a primeira parte focada na economia para ver o mínimo que se conseguia chegar e a segunda no de uso geral.
Nessa terceira parte apresentaremos testes de consumo do Raspberry Pi B+ e iremos comparar em relação ao antigo modelo B. Os testes realizados serão praticamente os mesmos realizados na primeira e segunda parte. Para manter a melhor confiabilidade, em alguns dos testes foram usados o mesmo teclado e mouse do anterior.
No lançamento do Raspberry Pi B+ foi informada uma característica da nova placa que foi bem recebida por muitos, a substituição do regulador linear por um chaveado(assim como de posteriores como A+ e a versão 2) e que com isso o consumo seria reduzido entre 0.5W e 1W. Como veremos abaixo, houve casos em que a economia em relação ao modelo antigo chegou a passar de 1W em algumas situações, uma grande vantagem para projetos que dependem de baterias.
quarta-feira, 1 de abril de 2015
Adeus Raspberry Pi: Microsoft compra Fundação Raspberry Pi e enfurece adeptos
A Fundação Raspberry Pi acaba de anunciar sua venda à Microsoft por 1 bilhão de dólares. Juntamente com o anúncio, há algumas informações que irão enfurecer ainda mais os adeptos dessa placa.
1- A placa irá sofrer reajuste de preço oficial para 50 dólares
2- O sistema suportado oficialmente será somente o Windows 10
3- A linguagem oficial será C#
4- O sistema de bootloader será reformulado e os antigos firmwares não serão mais atualizados
PiDP-8/I: Réplica do antigo PDP-8/I utilizando Raspberry Pi
A idéia de Oscar foi criar uma réplica de baixo custo do antigo computador PDP-8/I. Seu projeto utiliza um Raspberry Pi Modelo A+, PCB personalizada atrás do painel frontal, 26 botões e customização do emulador SIMH para utilização do painel frontal.
A razão que levou Oscar a criar uma réplica dessa forma, foi o fato de que é quase impossível adquirir um PDP-8/I real e outras réplicas também são caras demais. Ao procurar pelo original, somente encontrei peças do mesmo, caríssimas e ao encontrar um modelo de uma série diferente(PDP-8/E) a venda no Ebay é visto que sua raridade reflete no seu valor de US$8400.