Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Links da semana 0110


Instalação do Kankin Linux no Raspberry Pi, distro baseada no Funtoo

Sensor PIR no Raspberry Pi

Utilizando baia de HDs como case para Raspberry Pi

Do arcade para o (micro) console com Raspberry Pi

Mini Fliperama para jogar clássicos arcades dos anos 80

Podcast sobre Raspberry Pi no Newsinside( pt-br )

Comentários sobre o podcast:

Atualização: Além de pouco pesquisarem antes do podcast, os autores não aceitam serem corrigidos, postei os mesmos comentários que fiz abaixo, na página do podcast e eles foram sumariamente apagados.

- O Raspberry Pi não foi a primeira single board, elas existem a mais de 30 anos, mas claro que não nesse valor. A idéia dele não é original, o valor e o marketing feito em cima juntamente com o hype fez ele ficar famoso.

- Não é porque roda linux que necessariamente você rodará qualquer coisa que o linux roda, existem aplicativos proprietários que não tem compilação para arm.

- Em relação ao consumo isso varia, mas levando em conta que uma porta USB 2.0 no padrão é de somente 500mA, não é recomendável utilizar diretamente nessas portas de PCs apesar de geralmente funcionar.

- Furação padrão vesa? Desconheço, o que tem essas furações vesa são cases.

- Na verdade existe modelo B de 512MB, essa variação da memória está na revisão do modelo B, as primeiras vinham com 256MB. A questão de memória também foi uma questão de custo benefício, pois ele era irrisório entre o chip de 256MB e 512MB, então conseguiram manter o preço.

- Versão mini da B? Isso meio que não existe, o que existe é o raspberry pi compute module, um módulo que apesar de usar o mesmo SoC não se trata de uma versão mini da B e é focado mais em desenvolvimento de placas.

- A questão de uso para aprendizado na realidade existe apesar de grande parte não ser para isso. O foco da fundação continua esse, os esforços também e existem diversos exemplos disso no próprio site oficial.

- Isso de ligar na porta USB do roteador cai no mesmo problema da porta USB que eu falei, fora que seu roteador não irá gastar a mesma energia, contabilizará o que o Raspberry Pi consumir. Em questão ao hd externo, no Raspberry Pi B+ é possível ligar diretamente, mas é preciso utilizar uma fonte de uns 2A e ativar via software o aumento de corrente.

- Em relação as distros de media center, acho que são 3 principais, faltou aí o Raspbmc.

- Em relação a saída RCA antiga na nova placa, somente é preciso de um adaptador no conector padrao TRRS para ligar, o sinal ainda existe, só não é o mesmo conector.

- Correção em relação ao arduino, não é microprocessador mas sim microcontrolador.

- A pinagem dos GPIOs não é padrão, na cubieboard é totalmente diferente além de ser fêmea.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

PiCano: O case para Raspberry Pi empilhável compatível com padrão vesa


O PiCano é um case padrão vesa, empilhável e que com seu formato e rigidez pode ser mesmo utilizado entre suportes vesa e seu monitor.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

PiCE+: O case de metal feito para Raspberry Pi B+ ( e câmera ) para utilização em áreas externas


O PiCE+, que com a capa mais parece uma câmera de vigilância do que um case, traz uma abordagem para utilização em áreas externas, inclusive sob a chuva caso o compre com as adaptações apropriadas.

O PiCE anterior somente com suporte ao Raspberry Pi B, já tinha sido um sucesso no kickstarter no ano passado e está disponível no site dos criadores.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Slice: Um media center completo feito com o Raspberry Pi Compute Module


O novo Raspberry Pi baseado em módulo já vem sendo usado em conjunto de placas personalizadas, como foi o caso da OTTO. No Slice ela foi usada para criação de um media center completo, incluindo a placa para o módulo.

Diferente do Plusberry Pi, o Slice vem pronto para uso, há várias versões já com um HD de 1TB incluso além de incluir um controle remoto próprio.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como conectar um LCD 16x2 no Raspberry Pi

LCD 16x2 no Raspberry Pi

Sabemos que alguns projetos não necessitam de telas grandes, coloridas, mas LCDs comuns de baixo custo como os famosos 16x2. A ligação desse tipo de lcd é um pouco mais trabalhosa e necessita de 6 GPIOs do Raspberry Pi.

O LCD que tenho foi comprado na Dx, mas diversos modelos similares são facilmente encontrados até em lojas nacionais, entretanto compre LCDs com controlador HD44780 ou compatíveis pois o suporte a esse tipo já existe para Raspberry Pi.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Foi criada a primeira sala com Raspberry Pi's do Togo

Já existem projetos de inclusão utilizando Raspberry Pi's, como por exemplo o da África do Sul que contou com uma campanha para arrecadar fundos.

Na região rural Kuma localizada no Togo, até 2012, 75% dos professores nunca haviam utilizado um computador. Dominique Laloux querendo mudar a situação, juntou-se com amigos para criar o Kuma Computer Center. Um centro com computadores para professores e estudantes. Em novembro de 2012 em Kuma Tokpli, seu projeto já era composto de 25 computadores vindos de doações.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Plusberry Pi: Um case para seu Raspberry Pi virar um NAS ou media center

Parte de baixo do Plusberry Pi
Parte de baixo do Plusberry Pi

O Plusberry Pi é uma abordagem diferente dos outros cases para Raspberry Pi. Além da posição da placa ser na diagonal, ele contém uma placa controladora SATA em conjunto com HUB USB( com sistema de energia independente ), sendo assim possível conectar um HD ou SSD, ambos somente de 2,5", ao Raspberry Pi. São 4 portas USB, HDMI, ethernet na parte traseira e uma USB frontal. A fonte que acompanha o produto é de 3A.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Hangout: Criando serviço próprio para envio de SMS utilizando Raspberry Pi e modem 3G

Raspberry Pi e envio de SMS
Raspberry Pi e envio de SMS, créditos: Rogerio Alencar Filho

Amanhã, 14 de agosto as 21:00 terá um hangout ao vivo com Rogerio Alencar Filho sobre a utilização do Raspberry Pi para envio de SMS. Não percam!

Sistema básico feito com Node.js https://github.com/rogerin/rpi-sms

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Recorde de overclock do Raspberry Pi foi quebrado e atinge 1,55Ghz

Overclock no Raspberry Pi
Overclock no Raspberry Pi, créditos: Joost Verhelst

O recorde anterior de overclock no Raspberry Pi que era de 1,5Ghz foi batido pela mesma pessoa, Joost Verhelst. Ele que quando realizou o primeiro recorde utilizou um módulo EVGA EPower ligado ao Raspberry Pi, não conseguiu ir além pois o sistema não dava mais boot, sua suspeita sobre algum tipo de "trava" no firmware foi confirmada por um dos engenheiros do Raspberry Pi e que também confirmou que esse tipo de modificação é real.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 2

Já se passaram alguns meses desde que eu publiquei a primeira parte sobre o consumo de energia do Raspberry Pi. Naquele primeiro estágio o foco estava na diminuição do consumo, que foi feita desativando certos recursos.

Nessa parte iremos ver até onde o consumo do Raspberry Pi consegue chegar em diversas situações. A placa de teste é um Raspberry Pi Modelo B rev 2, sistema Raspbian e cartão SD de 8GB Sandisk Ultra.

Com resultado similar à primeira parte, após boot, somente com ethernet ligado, o consumo permaneceu em cerca de 377mA(1,88W).

Consumo do Raspberry Pi em repouso
Consumo do Raspberry Pi em repouso

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Veja como é o display oficial do Raspberry Pi planejado para esse ano

Display Oficial do Raspberry Pi
Display Oficial do Raspberry Pi: Créditos: raspi.tv

Atualização: O tão esperado display (tela) oficial para o Raspberry Pi finalmente está a venda

Desde o primeiro Raspberry Pi à venda, temos um conector DSI ainda não utilizado. Inicialmente alguns pensaram na possibilidade de utilização por algum LCD DSI já existente no mercado, mas se decepcionaram a descobrir que é preciso muito mais do que isso, driver e firmware.

Já faz um tempo que o LCD específico para Raspberry Pi vem sendo planejado pela fundação, as informações são de que ele será disponibilizado ainda esse ano, como dito brevemente nesse post.

[OFF] Contribua e leve parte do Iron Man para casa


Alexandre Ferreira mais conhecido como Casemonstro, o criador de casemods, está arrecadando fundos para sua nova criação, o Casemod/Animatronic do WarMachine. Sua criação mais famosa é a réplica do Homem De Ferro. Dependendo de quanto se contribuir para a campanha, pode-se conseguir um protótipo da cabeça do Iron Man ou até o busto dele. Uma quantia menor pode render uma camiseta do Casemonstro. Lembrando que a ideia aqui nem é tanto pelo que se recebe, mas para apoiar as criações desse artista. O Casemonstro trabalha principalmente com patrocínio direto de Marcas/Empresas, então estes também são bem vindos.

Sua campanha pode ser vista no kickante: http://www.kickante.com.br/campanhas/contribua-e-leve-parte-do-iron-man-para-casa

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Lançada 26ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos sobre o Raspberry Pi, ela começou com uma idéia em forums e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada.


The MagPi 26ª edição
The MagPi 26ª edição

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Fotos incríveis tiradas com a câmera do Raspberry Pi no Raspberry Pi Photography Awards da Adafruit

Créditos: Adafruit

Nesse ano a Adafruit realizou o primeiro Raspberry Pi Photography Awards, uma competição com fotos tiradas da câmera do Raspberry Pi.

No total foram 15 ganhadores, o primeiro levou a bolada de US$314 para serem gastos na loja da Adafruit e os outros 14, prêmios de US$30.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Raspberry Pi modelo B+: Mais detalhes pertinentes e técnicos

Raspberry Pi B+
Raspberry Pi B+, Créditos: Adafruit

O novo Raspberry Pi modelo B+ já está à venda e teve algumas modificações visíveis, outras nem tanto. Algumas diferenças básicas já foram citadas em Lançado novo Raspberry Pi modelo B+ mas há outros detalhes importantes não tão visíveis.

[OFF] Dealextreme dá tapa na cara dos correios e governo com depósito que abrirá no Brasil

A DealExtreme situada em Hong Kong na China, já é bem conhecida entre os brasileiros e nem mesmo os contratempos de entrega ao nosso país foram capazes de frear a grande quantidade de brasileiros que compram de lá ( e outras lojas da China também ).

Para agilizar as entregas em algumas partes do mundo, a empresa hoje dispunha de depósitos de produtos pela Europa, EUA e Austrália.

No dia 25 de julho um dos membros da staff( SophieZ ) postou no fórum de discussões gerais um tópico informando que a DealExtreme irá abrir em breve um depósito no Brasil, ele será localizado em Curitiba/PR e irá agilizar muito a entrega de encomendas no país.

Haverá uma página específica para compras no nosso país, assim como já existem as dos depósitos citados. O processo será parecido com os deposítos já existentes, haverá produtos específicos e não todos disponíveis desse modo. Inicialmente serão poucos produtos para realização de testes e serão entregues nacionalmente via correios.

O que vai mudar?