sexta-feira, 29 de julho de 2016

Links da semana 0101 1011


My Raspberry Pi NES Classic

Raspberry Pi Handheld Emulation Device.

InfoPanel Build
 
Batinator – spot bats in flight

Play Quake 3 Arena With Raspberry PI Zero and Raspi HD-TFT HAT

Formula Pi - RaspberryPi Autonomous racing

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Lançada 48ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos e projetos sobre o Raspberry Pi. Ela começou com uma ideia em fóruns e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada. Atualmente ela é a revista oficial do Raspberry Pi.

The MagPi 48ª edição

Boot direto via USB finalmente disponível para Raspberry Pi 3

Raspberry Pi 3 e boot via usb

No lançamento do Raspberry Pi 3 Modelo B foi informado o suporte a boot (na ROM do SoC) via USB mass storage e rede (PXE). Embora ainda sem um firmware adequado para utilização.

Finalmente o firmware e informações de como utilizar foram liberadas. Ainda se trata de modos experimentais e que exigem o upgrade para um firmware ainda em teste. Lembrando que esse tipo de boot via somente USB mass storage só funciona no Raspberry Pi 3 Modelo B, ele é dependente de uma programação interna no SoC de fábrica que não está presente nos outros modelos.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Raspberry Pi A+ com 512MB de memória já está disponível

Raspberry Pi A+
Raspberry Pi A+ original com 256MB

Alguns meses atrás informamos que havia uma grande probabilidade do Raspberry Pi A+ receber um upgrade de memória.

Dito e feito. Já está disponível a venda o modelo com 512MB de memória. Como dito anteriormente era algo até esperado visto que seu irmão mais barato, o Raspberry Pi Zero, já contava com 512MB.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

The MagPi Essentials: Novo ebook fala sobre programação com Minecraft


A nova série The MagPi Essentials trata de assuntos específicos. A nova versão "Hacking and making in Minecraft" contém 13 capítulos em 98 páginas e fala sobre programação no Minecraft com Raspberry Pi.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Raspberry Shake: Um verdadeiro sismógrafo para Raspberry Pi

Raspberry Shake sismógrafo

O Raspberry Shake é uma expansão específica para criação de um sismógrafo, uma versão menor e mais simples do sismógrafo OSOP Sixaola.

Ela é capaz de por exemplo detectar terremotos de magnitude 2 em até 50 milhas (80,46 km) ou 4 em até 250 milhas (402,336 km).

Falando da parte técnica, a expansão utiliza um sensor sísmico do tipo geophone de 4.5Hz que é lido por um ADC de 18 bits à 50 amostras por segundo.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Raspberry Pi 3 também é suscetível ao problema do flash, embora em menor intensidade

Créditos de imagem: EEVblog

O curioso caso que atingiu o Raspberry Pi 2 Modelo B logo após seu lançamento trouxe uma enxurrada de sites publicando sem conhecimento e com muito sensacionalismo.

Caso queira saber em detalhes como e porque isso ocorre veja em nosso post anterior sobre o assunto: Flash de algumas câmeras podem fazer o Raspberry Pi 2 travar, desligar ou reiniciar.

Já se sabe que o "problema" também acontece no Raspberry Pi 3 Modelo B apesar do invólucro dessa vez ter vindo "encapado".

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Farmbot: CNC open source para cultivo utiliza Raspberry Pi e Arduino


Cansado de cuidar da sua pequena horta? Seus problemas acabaram.

A Farmbot Genesis é uma CNC específica para plantio munida de um Raspberry Pi e Arduino Mega para controle.

Essa CNC pode ser útil também para pesquisas, pois há todo um monitoramento da plantação.

Em seu tamanho padrão é uma máquina com área de 1,5m por 3m.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Um péssimo dia para o comprador desse Raspberry Pi 3

raspberry pi 3 danificado

Uma parte dos Raspberry Pi's que comprei vieram com caixas amassadas. Muitos devem ter receio que sua placa venha danificada, as minhas felizmente sempre vieram perfeitas.

Infelizmente alguém não teve tanta sorte e o caso não aconteceu no Brasil como você pode estar pensando. Um usuário do Reddit de nick hYpercrites postou essas fotos do seu recém chegado Raspberry Pi 3 que estava bem amassado. O caso aconteceu na Alemanha com a compra realizada com um revendedor na  Amazon e entregue pela DHL.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 5 - Versão 2 Modelo B

consumo de energia do raspberry pi 2 modelo b

Nossos posts sobre consumo de energia do Raspberry Pi tem sido a série mais extensa do blog até agora. Já passamos por 4 partes sobre o consumo que podem ser lidas nos seguintes links: 

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 1

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 2

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 3 - Modelo B+

Consumo do Raspberry Pi parte 4 - Modelo A+ o campeão da economia

A cada teste mais recente é comparado seu consumo em relação à modelos anteriores. A atual parte 5 irá focar no Raspberry Pi 2 Modelo B. O Raspberry Pi 2 contém o mesmo regulador chaveado (ao invés de linear) utilizado nos modelos anteriores B+ e A+.

Futuramente serão realizados testes no Raspberry Pi Zero e também no Raspberry Pi 3 Modelo B que poderá ter um consumo maior devido ao seu processador e WiFi/Bluetooth integrados.

Links da semana 0101 1000


RaspberryPi_Project_LibAcesso

Pi(rate)FM Zero - Make a portable communication and file sharing device for $40*

Raspberry Pi OCR Smart Glasses? Pi Zero + Camera + 3D printed casing!

PSPi 1.0 Part 1 Console In Action - PSP Raspberry Pi Zero Retropie Mod

PSPi 1.0 Part 2 Interior Components - PSP Raspberry Pi Zero Retropie Mod

III EMTBS – Telemetria com a Internet das Coisas e o Microsoft Azure

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Chistera-Pi: Expansão para transmissão de curto e longo alcance

Protótipo

O Chistera-Pi é uma expansão para comunicação sem fio com dois transceptores, um para comunicação de curto alcance (RFM22 434Mhz) e outra para longo alcance (RFM95W 868Mhz).

O RFM95W é compatível também com a especificação Lora, tornando possível a criação de um gateway LoraWan com os tranceptores (aparentemente a ideia principal é essa). Os dois são conectados via SPI.

A placa também contém uma boa área para prototipação e possui tamanho dos Pi Hat's (embora não compatível com o padrão).

terça-feira, 5 de julho de 2016

Zero360: Câmera 360 graus com diversos Raspberry Pi's Zero

câmera 360 graus

Chamada também de Raspberry Pi Panorama Camera, esse conjunto de modelos Zero com as câmeras oficiais é capaz de fazer uma foto panorâmica em 360 graus de forma instantânea. A ideia também é servir para fazer timelapse, pode ser que futuramente algum vídeo em 360 graus também.

O projeto está sendo realizado pelo pessoal do evento Raspberry Jam Berlin.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

HapHoop: Projeto com Raspberry Pi que ajuda cadeirantes precisa do seu voto!


O estudante de engenharia Rodrigo Vertulo da fundação Santo André está desenvolvendo um projeto que irá ajudar cadeirantes realizarem atividades físicas.

Rodrigo que também é cadeirante conta na descrição do projeto que o sedentarismo é um problema sério em pessoas com esse tipo de deficiência.

O projeto de nome HapHoop utiliza o Raspberry Pi para criar o ambiente 3D apresentado na tela e o Arduino para leitura dos sensores. O HapHoop faz parte do seu trabalho de conclusão de curso em engenharia eletrônica. No vídeo abaixo ele explica como funciona o sistema:

sexta-feira, 1 de julho de 2016