quinta-feira, 30 de junho de 2016

Lançada 47ª edição da revista The MagPi, edição especial sobre o projeto AstroPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos e projetos sobre o Raspberry Pi. Ela começou com uma ideia em fóruns e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada. Atualmente ela é a revista oficial do Raspberry Pi.

The MagPi 46ª edição
The MagPi 47ª edição

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Raspberry Pi Zero sendo útil para deficiente visual


O Raspberry Pi já esteve envolvido anteriormente em projetos relacionados ao braille, um deles era o Mudra, que é utilizado para ensinar esse sistema de leitura via tato.

Mario Lang utiliza um display para braille modelo Handy Tech Active Star 40. Um dos detalhes desse modelo é um compartimento interno originalmente feito para colocar smartphones.

terça-feira, 28 de junho de 2016

MATRIX creator: Expansão IoT para Raspberry Pi com diversos recursos e formato incomum


A MATRIX Creator é uma placa de expansão em formato circular com uma enorme quantidade de sensores e recursos. Além de um microcontrolador ARM Cortex M3 ela também acompanha um FPGA Xilinx Spartan 6. Há uma notável fileira de leds RGB em volta da placa além de espaço para parafusar a câmera oficial no centro. Apesar do formato incomum, ela se encaixa no Raspberry Pi.

A placa é dos mesmos envolvidos em um projeto IoT famoso de nome MATRIX.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

The MagPi Essentials: Novo ebook fala sobre programação com Scratch


A nova série The MagPi Essentials trata de assuntos específicos. A nova versão "Learn to code with Scratch" contém 13 capítulos em 92 páginas e explica como programar utilizando o Scratch no Raspberry Pi.

Entre os capítulos temos:

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Kodi anuncia seu case oficial para Raspberry Pi

kodi case raspberry pi

O time de desenvolvedores do Kodi anunciou na última quarta feira seu case oficial para Raspberry Pi.

O case foi feito em parceria com a FLIRC, uma pequena empresa situada no vale do silício.

A maior parte dele é feito em alumínio, atuando como um grande dissipador para o processador, similar ao case Razzmatazz (Esse dissipa o calor do chip LAN também).

Links da semana 0101 0110


Raspberry Pi RFID door lock + NFC chip implant

Nell's Gameboy Pi Zero

32 MB OS for Raspberry Pi 3 | Yocto Project

RPi video streaming from the bottom of the ocean to Earthcam

Gyromouse Demo - Smallest GUI in the world?

Resurrecting a dinosaur: A VT220 Terminal, A Rpi3, and some serial

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Unboxing e primeiras impressões do Raspberry Pi Zero


Finalmente nosso Raspberry Pi Zero chegou e já com conector de câmera (nova revisão). Esse modelo que poucos (principalmente brasileiros) conseguem por a mão, se tornou essa espécie de raridade devido à diversos fatores. Segue no vídeo abaixo o unboxing e as primeiras impressões. Aproveite e inscreva-se em nosso canal no youtube. Link direto do unboxing caso queira.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Dark Control: Conheça a dupla de expansões para robótica com o Raspberry Pi Zero

expansoes robotica

O Raspberry Pi Zero tem se tornado uma ótima opção para robótica. Tenho percebido a grande quantidade de projetos relacionados que estão usando esse modelo. Duas das razões principais são o preço e seu menor peso. Agora com o lançamento da nova revisão com suporte a câmera, mais uma razão foi adicionada.

Com o crescimento na adoção da placa, expansões específicas continuam sendo criadas.

A Dark Water Foundation C.I.C baseada no Reino Unido é a criadora desse projeto. Eles promovem a pesquisa e exploração submarina utilizando software e tecnologias abertas.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ganhe um Raspberry Pi 3 Modelo B no sorteio promovido pela Incubadora Santos Dumont


Nosso post sobre o lançamento do Raspberry Pi 3 Modelo B trouxe vários detalhes que passaram despercebidos por outros veículos, vale a pena ler inclusive o post sobre o estado (até aquela data) do sistema 64 bits para a placa.

 A Incubadora Santos Dumont está realizando o sorteio de 3 prêmios:

1- Kit para iniciantes Internet Das Coisas
2- Cardboard (Realidade Virtual)
3- Raspberry Pi 3 Modelo B

Para participar basta curtir a página da incubadora no facebook, compartilhar esse post com a tag "#‎façaacontecer‬" e se inscrever no link do sorteio. O link do aplicativo sorteie.me pedirá autorização para sua conta no Facebook.

O sorteio será realizado no dia 18/07/2016.

Boa sorte!

Fonte da imagem: http://www.pti.org.br/incubadorasantosdumont/img/img-content.jpg

Links da semana 0101 0101


Módulo de sensores ambientais para Raspberry Pi: Enviro pHat

Windows 10 IoT Core Insider Preview e Raspberry Pi 3 - Primeiras impressões 
 
Reproduzindo uma geladeira IoT de R$ 20K por R$ 280 com Raspberry Pi

Hack a PS/2 Keyboard Onto Your Pi Zero

Notification box with Raspberry Pi

ScottTV- A Simple MediaPlayer For My Autistic Son

The Internet of Things Needs a New Kind of Sensor

quinta-feira, 16 de junho de 2016

MyPi: Placa industrial com Raspberry Pi CM acompanha mPCI-E e muito mais

mypi

O Raspberry Pi Compute Module foi lançado em 2014, muitos que possuem o Raspberry Pi comum nem sabem que ele existe, já que seu foco está na indústria e não no usuário final. Aos poucos ele vem dando as caras em novos projetos, alguns publicados por aqui.

A MyPi é uma placa industrial baseada no Raspberry Pi CM, ela possui diversos recursos e interfaces além de compatibilidade com expansões Pi HAT.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Premier Farnell: Revendedor e fabricante oficial do Raspberry Pi é vendida por £792 milhões


A Premier Farnell foi um dos primeiros revendedores oficiais do Raspberry Pi no mundo. Até o ano passado era também o revendedor oficial da placa no Brasil antes de fechar seus estoques locais como noticiado por aqui. Uma grande perda para nós. A Farnell atua principalmente como distribuidora de eletrônicos em 36 países e foi fundada no Reino Unido em 1939. Ela fabrica também alguns modelos do Raspberry Pi por meio da sua subsidiária Embest.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Monarco HAT: Automação industrial para Raspberry Pi

Monarco HAT

A Monarco HAT é uma expansão industrial para monitoramento e controle. Ela é composta de pinos analógicos, digitais, porta RS-485 e 1-Wire. A expansão foi criada pela empresa REX Controls que tem 15 anos no mercado, ela lida com soluções de automação/controle e tem como seu carro chefe seu software REX Control System.

A expansão é capaz de controlar e monitorar uma série de dispositivos. Seguem alguns dos exemplos de sua página no indiegogo:

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Eben Upton, criador do Raspberry Pi, recebe honraria real Britânica


Eben Christopher Upton certamente não imaginava que iria tão longe, quem acompanha o EverPi há bastante tempo deve saber que inicialmente o criador do Raspberry Pi pensava em vender somente 1000 unidades da placa ou até 10 mil pensando de forma positiva.

Mas o que aconteceu foi totalmente contrário. Servidores caindo e 100 mil pré vendas confirmadas no fornecedor.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ganhe um display e-paper PaPiRus no sorteio promovido pela PiSupply

display e-paper PaPiRus

Devido ao recente lançamento do display e-paper PaPiRus para Raspberry Pi Zero, a PiSupply está sorteando uma unidade da expansão no Twitter. (Raspberry Pi Zero não incluso).

Para participar é simples, basta seguir o perfil da PiSupply no twitter e dar retweet nesse tweet.

Ainda não há informações de quando será o sorteio.

PaPiRus: Display e-paper agora com versão para Raspberry Pi Zero

display e-paper raspberry pi

Quem acompanha o blog há algum tempo, viu o lançamento das primeiras telas e-paper (ou e-ink) específicas para Raspberry Pi. Uma delas, a PaPiRus aparece agora novamente com suas versões específicas para Raspberry Pi Zero.

São duas versões, uma de 2" (200x96) e outra de 1,44" (128 x 96).

Ao contrário da expansão original para Raspberry Pi, essa não inclui RTC, mas os botões, sensor de temperatura LM75B e Flash de 32MBit W25Q32FVZPIG permanecem.

Como dito anteriormente, esse tipo de tela é ótima pelo seu baixo consumo, o que pode ser uma grande vantagem dependendo do seu projeto.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Como é a parte interna do maior Raspberry Pi funcional do mundo


Alguns dias atrás falamos sobre o maior Raspberry Pi funcional do mundo, o Infinity+, um projeto incrível feito pelos funcionários da MCM Electronics.

Até então pouca informação se tinha sobre ele, o que já se sabia é que ele era funcional, havia um Raspberry Pi em sua parte interna, leds funcionais e uma câmera utilizada para gravar um timelapse da Maker Faire.

O Infinity+ é 10 vezes maior (850mm x 560mm) do que um Raspberry Pi real.

A imagem ilustrada em alta resolução foi criada no Adobe Illustrator, suficiente para impressão (e laminação) no tamanho desejado.

terça-feira, 7 de junho de 2016

NAVIO2: A evolução da expansão autopilot para Raspberry Pi

expansão navio2

A placa de expansão NAVIO talvez seja uma das mais avançadas de autopilot para Raspberry Pi. Os projetos que se beneficiam são principalmente de drones.

Sua primeira versão chegou em uma campanha no indiegogo em 2014 e que obteve seu merecido sucesso. Na época era uma placa de expansão de formato para o antigo Raspberry Pi Modelo B.

Uma evolução chamada de NAVIO+ havia sido feita posteriormente com o formato do Raspberry Pi A+/B+. Inclusive há um relato aqui em português do seu uso. Ela já contava com algumas melhorias, como um receptor novo de GPS/Glonass/Beidou U-blox M8N, sistema de alimentação redundante, conector de energia com monitoramento de corrente/tensão da bateria, melhorias na usabilidade e compatibilidade com o padrão Pi HAT.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Case impresso em 3D para tela IGZO TFT e Raspberry Pi 3

case raspberry pi 3 tela
Créditos: Takeshi Ono

A impressão 3D inundou os projetos no mundo maker. Peças, cases, suportes, uma infinidade de coisas estão sendo feitas todos os dias para acomodar o Raspberry Pi ou em conjunto com outros acessórios.

Esse painel com suporte em questão utiliza algo meio raro ainda para nós: uma tela IGZO TFT da Sharp.