sexta-feira, 29 de abril de 2016

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Lançada 45ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos e projetos sobre o Raspberry Pi. Ela começou com uma ideia em fóruns e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada. Atualmente ela é a revista oficial do Raspberry Pi.

The MagPi 45ª edição
The MagPi 45ª edição

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Projeto do leitor: AMR (Autonomous Mobile Robot) com Raspberry Pi A+

AMR com raspberry pi a+

O projeto de Ozéas De Carvalho Lima é um AMR (Autonomous Mobile Robot) que visa implementar, testar e avaliar algorítimos de SLAM (Localização e Mapeamento Simultâneos).

Os componentes envolvidos no projeto são:

terça-feira, 26 de abril de 2016

Chromium OS disponível para Raspberry Pi 3 Modelo B


Uma versão do Chromium OS baseada na 0.5 para Raspberry Pi 2 já está disponível para o Raspberry Pi 3.

O Chromium OS é baseado no Google Chrome OS, que foi trazido para trabalhar com foco em aplicativos web. 

Sendo um port da versão 0.5 para Raspberry Pi 3, ela conta com todas as melhorias que haviam sido inclusas nessa versão, como correções e melhorias de desempenho para o modo Kiosk.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Câmera oficial do Raspberry Pi é atualizada com novo sensor de 8MP


Dias atrás falamos sobre a descontinuação do sensor da câmera oficial do Raspberry Pi e porque não havia motivo para pânico.

Como informado anteriormente, o sensor oficial iria ser substituído a qualquer momento por um melhor ou similar.

A fundação Raspberry Pi acaba de anunciar a nova revisão da câmera oficial com seu novo sensor. A revisão anterior utilizava o sensor OV5647 de 5MP da Omni Vision, a nova utiliza um sensor IMX219 de 8 megapixels fabricado pela Sony. A nova revisão também conta com uma versão NoIR.

sábado, 23 de abril de 2016

Tudo indica que o Raspberry Pi A+ terá upgrade de memória para 512MB

raspberry pi a+
Revisão anterior do A+

O Raspberry Pi A+ apesar de não ser tão popular, tem suas várias vantagens que vão desde seu custo (US$20) ao menor consumo que alguns outros modelos.

A versão comercializada contava até então com 256MB de memória RAM, mas ao que tudo indica a placa receberá um upgrade para 512MB. Isso é algo até esperado visto que seu irmão mais barato, o Raspberry Pi Zero, já contava com 512MB.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Pi Zero USB Stem: Uma ótima ideia para transformar o Raspberry Pi Zero em um dongle USB

pi zero usb stem
Imagem retirada do vídeo, créditos: Alistair

A utilização do Raspberry Pi Zero via modo OTG já era algo que estava sendo feito há algum tempo. A possibilidade de transformar a conexão USB em um dispositivo Virtual Ethernet facilitam muito e utilizando somente um cabo. A ideia de Alistair Buxton faz com que cabos sejam dispensáveis para utilizar esse modo.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Liberada primeira imagem 64 bits para Raspberry Pi 3 (kernel e userland mas bem experimental)

raspberry pi 3 modelo b
Créditos de imagem: raspi.tv

É de conhecimento que o sistema operacional suportado oficialmente continua até então sendo somente 32 bits, isso foi informado pela fundação desde o lançamento do Raspberry Pi 3 Modelo B embora tenha passado batido por alguns.

Um exemplo de código baremetal já existia desde março.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Expansão traz Wi-Fi e Bluetooth para Raspberry Pi Zero

IoT HAT

A IoT HAT é uma expansão que adiciona Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 4.1 ao Raspberry Pi Zero, sua conexão é feita por meio dos GPIOs.

Segundo os criadores, internamente o chip Wi-Fi/BT é o mesmo utilizado no Raspberry Pi 3 Modelo B, o BCM43438. A diferença fica mais por conta do invólucro (aparentemente feito por outro fabricante), no caso do Raspberry Pi 3 o chip foi construído diretamente na placa.

Michael Horne que testou uma versão beta da placa cita que a velocidade do Wi-Fi é basicamente idêntica à versão no Raspberry Pi 3.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Produção do Raspberry Pi Zero está voltando ao normal, mas será suficiente para suprir tanta demanda?

Créditos de imagem: Adafruit

A baixa produção e alta demanda do Raspberry Pi Zero fez com que ele virasse quase um item de colecionador. A falta de estoque fez seu valor de venda disparar principalmente em revendedores não oficiais.

O problema de sua baixa produção foi em parte esclarecido com outro recente lançamento da fundação. A prioridade nas fábricas estavam no Raspberry Pi 3 Modelo B que é encontrado facilmente.

terça-feira, 12 de abril de 2016

IDE do Arduino disponível oficialmente para o Raspberry Pi/ARM (experimental)

arduino e raspberry pi

Para se utilizar a IDE do Arduino no Raspberry Pi haviam duas formas, instalando via apt-get que te traria a versão antiga 1.0.1 ou compilando alguma versão mais nova.

Os responsáveis pelo projeto Arduino (Genuino) liberaram recentemente uma versão corrente experimental com compilação para ARM.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Sensor da câmera oficial foi descontinuado, mas não há motivo para pânico

câmera oficial do raspberry pi

Existe uma quantidade significativa de projetos que utilizam a câmera oficial do Raspberry Pi. Ela utiliza o sensor OV5647 da Omni Vision, que foi descontinuado no ano passado (pois é). Esse sensor foi lançado em fevereiro de 2010, foram cerca de 5 anos em produção. Junto com ele uma grande quantidade de modelos e variantes foram também descontinuados.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Cosmic Pi: Detector de raios cósmicos para Raspberry Pi

detector de raios cósmicos raspberry pi
Protótipo da expansão

A quantidade de projetos incomuns que entram no mundo do Raspberry Pi que originalmente foi criado para aprendizado é cada vez maior. É claro que não se pode esperar que a placa seja substituta para tudo (há sistemas que dependem de DSPs ou FPGAs por exemplo), mas quando possível, sua base sólida lhe traz algumas coisas interessantes.

O título que pode até parecer estranho para alguns é realmente concreto, uma expansão para Raspberry Pi detectora de raios cósmicos.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Desenho mecânico e esquemático (reduzido) do Raspberry Pi 3 foram disponibilizados

desenho mecanico raspberry pi 3
Capturado do PDF oficial

A fundação disponibilizou o desenho mecânico e o esquemático reduzido do Raspberry Pi 3 Modelo B. Apesar do form factor do Raspberry Pi 3 ser o mesmo do Raspberry Pi 2 e B+ o novo desenho mecânico integra mais informações de dimensões do que o desenho do B+. O desenho e esquemático reduzido do Raspberry Pi 2 não haviam sido disponibilizados (embora sejam similares ao do B+).

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Links da semana 0100 1011


Word Clock with Raspberry Pi A+

Open source Chrome based IDE for Raspberry Pi

I made an audio spectrum analyzer with Raspberry Pi

Socket no Windows 10 IoT Core usando Raspberry Pi 2

Hamradio is cool: RPi² is decoding Kyodo News

Wii controlled raspberry pi rover

BMO with Raspberry Pi at SVCC 2016

Raspberry Pi Subzero: O computador de 2 dólares e 1Ghz!

 

A fundação Raspberry Pi acaba de anunciar uma versão remodelada do Raspberry Pi Zero, o Raspberry Pi Subzero, com valor menor: 2 dólares (ISSO MESMO! R$7,24).

A diferença básica entre o Raspberry Pi Zero é a ausência do conector HDMI, uma porta USB e a alteração da memória para 256MB.