quinta-feira, 31 de março de 2016

Lançada 44ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos e projetos sobre o Raspberry Pi. Ela começou com uma ideia em fóruns e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada. Atualmente ela é a revista oficial do Raspberry Pi.

The MagPi 44ª edição
The MagPi 44ª edição

quarta-feira, 30 de março de 2016

Ganhe um Raspberry Pi 2 Modelo B no sorteio promovido pelo Dinoimporta

Imagem ilustrativa

O Dinoimporta vai sortear um Raspberry Pi 2 Modelo B novo.

Para participar basta seguir as seguintes regras:

Entrar nesse link que irá redirecionar para o aplicativo "Yes!Ganhei!" na página do Dinoimporta no Facebook, autorizar o aplicativo e curtir a página do Dinoimporta no Facebook.

O sorteio será realizado em 22 de abril de 2016 às 18:00. Esse sorteio vale somente para residentes do Brasil.

Demais regras e observações no site do Dinoimporta.

Raspberry Pi 3: Modificação adiciona antena externa para melhorar o sinal do Wi-Fi

alteracao antena raspberry pi 3

A possibilidade da modificação já era de conhecimento de alguns. Ela foi realizada pelo pessoal do www.dorkbotpdx.org e na realidade foram dois tipos.

A primeira envolveu soldar um pigtail coaxial no local da antena antiga. Para isso foi necessário dessoldar a antena SMD original e raspar parte da máscara de solda (tinta, esquerda) do GND da placa para soldar a malha do coaxial.

terça-feira, 29 de março de 2016

EverPi de cara nova


Passamos por algumas atualizações no design, na imagem acima a comparação do modelo antigo e o novo. Alterações de cores, logo e botões. O PI das redes sociais também foi atualizado.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Pi Flight Case: Case do AstroPi pode chegar à venda em breve

Pi Flight Case

O desejado case de alumínio utilizado no projeto AstroPi pode estar prestes a ficar disponível. Em fevereiro os arquivos STL do case foram disponibilizados.  Apesar da possibilidade de enviar para alguma empresa que faz serviços com CNC, ainda não existia uma produção em série pronta para venda.

O pessoal do Pi Flight Case vem para suprir essa demanda.

terça-feira, 22 de março de 2016

Raspberry Pi 3 Modelo B suporta por padrão 1.2A nas portas USB

circuito corrente usb raspberry pi 3
Imagem recortada, Créditos: raspi.tv

No lançamento do Raspberry Pi B+ tivemos grandes mudanças no sistema de alimentação. Uma delas envolvia a possibilidade de aumentar a corrente fornecida nas USBs (600mA padrão) que no total atinge 1.2A, suficiente para ligar vários dispositivos (como alguns HDs) que antes não eram possíveis no Raspberry Pi Modelo B original.

No Raspberry Pi 2 Modelo B essa possibilidade de configuração continuou a existir e funcionava da mesma forma.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Raspberry Pi e Arduino: Comunicação serial de forma segura

raspberry pi e arduino

A conexão serial entre o Raspberry Pi e Arduino pode ser algo benéfico em diversos projetos que necessitam da integração dos dois. Existem diversas  possibilidades de conexão entre eles, inclusive via USB. Um dos exemplos já apresentados aqui envolvia a conexão sem fio em 433Mhz para transmitir dados do Raspberry Pi para o Arduino.

A forma mais fácil de conexão seja talvez a USB, que é similar em qualquer outro sistema linux, com acesso a um dispositivo serial geralmente em /dev/ttyACM0 ou /dev/ttyUSB0 . O que esse tutorial irá cobrir é a conexão direta via porta serial (GPIO14-15/UART0/PL011/ALT0).

quinta-feira, 17 de março de 2016

NESPI: Case em LEGO para Raspberry Pi em formato do antigo NES à venda

 nespi case raspberry pi

Cases de lego são comumente utilizados para acomodar o Raspberry Pi. Eu mesmo já fiz algo do tipo, um case vertical para o Raspberry Pi B+.

Nesse meio alguns constroem cases similares a vários video games, novos ou antigos. Mas imagine se fosse possível comprar um case de lego que ao montar já seria o formato de um vídeo game. É exatamente o que o pessoal do RaspiPC.es fez.

O NesPi é baseado design do video game NES de 1985, contém 108 peças e vem com um manual de 30 páginas ensinando como montar. Ele utiliza peças originais LEGO.

quarta-feira, 16 de março de 2016

SmartPi: Expansão transforma seu Raspberry Pi em um medidor inteligente

smartpi medidor energia raspberry pi

O SmartPi é uma placa de expansão destinada a medir várias grandezas elétricas (em AC) por meio de sensores, principalmente tensão e corrente.

Ela contém 4 jacks de 3.5mm onde é possível a conexão direta e fácil de sensores de corrente para AC. Na foto acima um exemplo de sensor para 100 amperes é apresentado, entretanto é declarado que seria possível medir até 300A com outros sensores caso o resistor em série da placa fosse trocado.

Com 4 jacks é citada a possibilidade de medir a corrente de 3 fases e um neutro de forma simultânea por exemplo.

terça-feira, 15 de março de 2016

Western Digital surpreende novamente e lança HD de 314GB específico para Raspberry Pi

wd pidrive 314GB

A Western Digital vem fazendo um trabalho interessante e até surpreendente ao lançar diversos acessórios para Raspberry Pi. Seu primeiro lançamento focado na placa foi um kit com HD de 1TB com fonte e cabos para ligação. Ao que parece ela quer se tornar referência em armazenamento no Raspberry Pi.

O que temos agora é um HD de 314GB construído segundo a WD especificamente para o Raspberry Pi. A principal diferença está no consumo de energia que é bem menor. Apesar de difícil identificação na etiqueta do HD, o número referente ao consumo parece indicar 0.50A ou 0.58A.

segunda-feira, 14 de março de 2016

USB SHOE: Hub USB para Raspberry Pi Zero sem solda ou cabos adicionais

hub usb raspberry pi zero

Confesso que eu esperava por um hub usb construído dessa maneira e finalmente ele apareceu.

A forma que falamos é justamente a do título, um hub USB sem a necessidade de soldar ou a conexão de cabos entre as placas. Já demonstrei projetos de HUB usb aqui anteriormente, mas que utilizavam outras formas para conexão.

Isso foi possível graças aos pinos de testes na parte de baixo do Raspberry Pi Zero. Na foto é possível os identificar facilmente, são 4 ao todo, 2 para VCC e GND e outros 2 para DATA+ DATA-.

sexta-feira, 11 de março de 2016

NixieBot: Mande sua frase para tubos de nixie conectados ao Raspberry Pi 2B

resposta do nixiebot

Já falei anteriormente sobre tubos de nixie. Um projeto no kickstarter que trazia um kit de tubos de nixie com placa controladora para o Raspberry Pi.

O NixieBot é como o próprio nome diz, um bot, mas para twitter. Seu criador utilizou tubos de nixie e utilizou o Raspberry Pi para controle do projeto.

Ao mandar um tweet com a hashtag "" o bot irá apresentar o que foi escrito após a tag, tirar foto e ou filmar (caso necessário). Após o processo ele envia um tweet de volta te marcando com o resultado. Caso você mencione outra pessoa no tweet original, ela também será mencionada de volta no resultado.

Links da semana 0100 1000


Ultimate Heatsink for the Raspberry Pi 3

Pi 3 Benchmarks: The Marketing Hype Is True

Smart Mirror, with rustic wooden frame and improved functionality

Be aware of cheap powersupplies! This guy did some testing

Train Automation – Transport for London API

PiZero case with 4 port hub

Raspberry Pi 3 UART Overlay Workaround

Photos from day one of Raspberry Pi's Big Birthday Bash in Cambridge, UK

quinta-feira, 10 de março de 2016

IBM irá fornecer de graça 1500 Raspberry Pi's à desenvolvedores

Imagem capturada do site da IBM. Créditos: IBM

A IBM irá escolher 1500 desenvolvedores que ganharão um Raspberry Pi cada e acesso trial à plataforma IBM Watson IoT.

Para participar do seleto grupo é necessário fazer um registro nessa página da IBM que inclui várias informações.

Segundo a página, o processo será o seguinte:

1- No dia 14 de março eles irão automaticamente iniciar seu registro para o acesso trial de 30 dias ao IBM Watson IoT.
2- Será necessário confirmar e ativar sua conta
3- Seu Raspberry Pi será enviado e o trial da plataforma Watson IoT será prolongado por mais 30 dias.

Boa sorte!

Fonte: http://www.ibm.com/internet-of-things/

terça-feira, 8 de março de 2016

AstroPi: Tim Peake fala sobre o projeto na ISS

tim peake iss astropi

Tim Peake enviou um vídeo da ISS para a fundação Raspberry Pi com uma apresentação sobre o projeto AstroPi. As duas unidades chamam Ed e Izzy respectivamente e ambas tem seu próprio twitter. Se você ainda não conhece sobre o projeto que levou o Raspberry Pi ao espaço, veja nesse longo post que fiz tempos atrás.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Novo driver experimental melhora a qualidade de áudio do Raspberry Pi

comparacao driver experimental

É de conhecimento de alguns que a saída de áudio analógico do Raspberry Pi via jack 3.5mm é longe de ser ideal. Suas limitações vem desde a criação do primeiro Raspberry Pi e teve algumas melhoras na parte de hardware com a vinda do Raspberry Pi B+.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Lançada 43ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos e projetos sobre o Raspberry Pi. Ela começou com uma ideia em fóruns e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada. Atualmente ela é a revista oficial do Raspberry Pi.

The MagPi 43ª edição
The MagPi 43ª edição

Ganhe um Raspberry Pi 3 Modelo B no sorteio promovido pelo Random Nerd Tutorials


O Random Nerds Tutorials está realizando o sorteio de um Raspberry Pi 3 Modelo B.

Para participar é necessário ter mais de 21 anos.

O total em prêmios chega à $37 (R$142,77). Tudo que é necessário fazer é entrar nessa página, responder a questão "Who is giving away the RPi?" (Quem está dando o RPi?) e preencher seu e-mail. Você receberá um e-mail onde deverá realizar a confirmação.
Após o processo, ao compartilhar o sorteio para seus amigos, a cada cadastro você ganhará mais 3 entradas no sorteio, tendo mais chances de ganhar.

As entradas para o sorteio vão até o dia 11/03/2016 às 5:00 am UTC. O sorteio será realizado no dia 11/03/2016 às 2:00 pm UTC e os ganhadores notificados via e-mail.

Boa sorte!

Participe também do sorteio da Pi Supply e da Altitude Tech.

 Fonte: http://randomnerdtutorials.com/giveaway-raspberry-pi-3-free-shipping/

quarta-feira, 2 de março de 2016

Windows 10 IoT Core será compatível com o Raspberry Pi 3

windows 10 iot core raspberry pi 3
Imagem retirada do vídeo abaixo. Créditos: Microsoft

A Microsoft anunciou que seu Windows 10 IoT Core será compatível com o Raspberry Pi 3 Modelo B.

Até então somente o Raspberry Pi 2 Modelo B podia rodar o Windows 10 IoT Core devido ao sistema não suportar processadores armv6, arquitetura antiga em que os SoCs do Raspberry Pi Modelo B,B+,A+ e Zero são baseados.

É bom lembrar que esse é um Windows para o mercado IoT, ele não tem aquela interface desktop comum e muitos estão confundindo (inclusive diversos sites passando informações erradas ou sem detalhes) achando que poderão rodar o windows 10 comum na placa.

terça-feira, 1 de março de 2016

Ganhe um Sensly HAT e um Raspberry Pi 3 Modelo B no sorteio promovido pela Altitude Tech

sorteio raspberry pi 3 modelo b e sensly hat

A Altitude Tech criadora do Sensly HAT (não confundir com o Sense HAT) está realizando o sorteio de um Raspberry Pi 3 Modelo B com o Sensly HAT incluso.

Para participar é necessário ter mais de 18 anos.

O total em prêmios chega à £60 (R$330,11). Tudo que é necessário fazer é entrar nessa página, responder a questão "Who is giving away this prize?" (Quem está dando esse prêmio?) e preencher seu e-mail. Você receberá um e-mail onde deverá realizar a confirmação.

Governo do Reino Unido rejeitou financiar a criação do Raspberry Pi anos atrás

raspberry pi 3 modelo b
Raspberry Pi 3B, último lançamento. Créditos raspi.tv

Segundo informações passadas por Eben Upton ao stuff.tv, o governo do Reino Unido rejeitou financiar o Raspberry Pi (que tem fins educativos primeiramente é bom salientar) anos atrás.

Declarações do governo no Manifesto Tecnológico de março de 2010 diziam que eles iriam focar em tecnologia e engenharia nas escolas formando o Reino Unido futuramente o maior exportador de alta tecnologia na Europa. Eben Upton fez uma requisição de fundos no mesmo ano ao governo por meio de uma agência de desenvolvimento, ele conta que na realidade queriam uma garantia para um empréstimo e não dinheiro para aplicar. A resposta do perito de avaliação da agencia foi "não, rejeitado".

The MagPi Essentials: Novo ebook fala sobre a criação de música com o Sonic Pi

sonic pi essentials

A nova série The MagPi Essentials trata de assuntos específicos. A nova versão "Code Music with Sonic Pi" contém 10 capítulos em 110 páginas e explica como criar músicas programando com o Sonic Pi no Raspberry Pi.

Entre os capítulos temos:

- Live coding
- Acid Bass
- Controlling your sound
- Become a Minecraft VJ
- Quick reference

Ganhe um Raspberry Pi 3 Modelo B no sorteio promovido pela Pi Supply


A Pi Supply conhecida por algumas expansões como a PiJuice UPS, PaPiRus e Pi PoE Switch HAT está realizando o sorteio de 5 prêmios.

  • Primeiro prêmio: Raspberry Pi 3 Starter Kit (inclui o Raspberry Pi 3 Modelo B, teclado, mouse, cabo HDMI, fonte de 2.5A, cartão de 8GB Classe 10, case e bolsa para carregar tudo)
  • Segundo prêmio: Raspberry Pi 3 Modelo B, fonte, case e cartão de memória
  • Terceiro prêmio: Raspberry P 3 Modelo B
  • Quarto prêmio: Raspberry Pi 3 Modelo B 
  • Quinto prêmio: Raspberry Pi 3 Modelo B

Para participar é necessário ter mais de 18 anos.

O total em prêmios chega à £250 (R$1398,73). Tudo que é necessário fazer é entrar nessa página, responder a questão "What was the previous Raspberry Pi called?" (Qual o nome do Raspbery Pi anterior?) e preencher seu e-mail. Você receberá um e-mail onde deverá realizar a confirmação.

Após o processo, ao compartilhar o sorteio para seus amigos, a cada cadastro você ganhará mais 3 entradas no sorteio, tendo mais chances de ganhar.

As entradas para o sorteio vão até o dia 07/03/2016 às 11:45 pm UTC. O sorteio será realizado no dia 10/03/2016 às 12:00 pm UTC e os ganhadores notificados via e-mail.

Participe também do sorteio do Random Nerd Tutorials e da Altitude Tech.

Boa sorte!

Fonte: https://www.pi-supply.com