segunda-feira, 30 de março de 2015

Lançada 32ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos sobre o Raspberry Pi, ela começou com uma idéia em forums e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada.

The MagPi 32ª edição

sexta-feira, 27 de março de 2015

Links da semana 0010 0000


Fliperama com Raspberry Pi

Aprendiendo con Raspberry PI, Entrega VIII – Fabricación de un SAI online para placas de desarrollo

LEGO model smart home

Raspberry Pi Windows 3.1

Windows 95 and 98 on Raspberry Pi 2

Raspberry Pi Sound Activated 32x32 LED Matrix

segunda-feira, 23 de março de 2015

Projeto Kiiboard: Raspberry Pi 2 dentro de teclado mecânico


A idéia de um computador integrado dentro de um teclado não é nova, mesmo alguns antigos seguiam esse design, como o Commodore64.

As modificações de Lauri Hakkarainen transformaram um teclado mecânico em um computador, mas ainda com a opção de utilizá-lo somente como teclado.

Essa opção de mudança entre modo Raspberry Pi e modo Teclado foi feita com a ajuda de um chip para switch de USBs, o FSUSB30MUX.

Para diminuir a espessura da placa, foram removidas algumas partes, como o conector ethernet e USBs. Foi inserido também no projeto um módulo Wifi, visando a não utilização da porta ethernet.

A parte de encaixe das conexões externas foi impressa em 3D.

sexta-feira, 20 de março de 2015

quinta-feira, 19 de março de 2015

Raspberry Pi B+ e Arduino Micro utilizados em fermentador de E. Coli


O projeto foi desenvolvido por Ethan Li e Jessica Lam para o curso de bioengenharia na universidade de Stanford.

Inicialmente utilizando um Arduino Micro, foi construído um fermentador para cultura da E. coli para produzir purple chromoprotein( um tipo de proteína de cor roxa ).

terça-feira, 17 de março de 2015

segunda-feira, 16 de março de 2015

Raspberry Pi A+ em mãos e pequeno unboxing

Raspberry Pi A+

Finalmente chegou meu Raspberry Pi A+. As vantagens desse modelo estão principalmente no consumo e valor. A placa é bem menor que dos outros modelos. O Modelo A+ mantém o processador, pinos e furação da placa em relação ao B+, porém contém 256MB de memória RAM.

A caixa é diferente pois foi comprado em forma de Kit, com case de acrílico e pode ser encontrado na DealExtreme nesse link. 

Atualização: Agora temos a versão do Raspberry Pi A+ com 512MB de RAM na DX (sem case incluso é bom frisar).

quarta-feira, 11 de março de 2015

PiJuice UPS: Plataforma para projetos portáteis com Raspberry Pi


O PiJuice é uma placa de expansão concentrada em projetos portáteis. De início é basicamente um UPS com bateria, mas com outras características.

As especificações retiradas e traduzidas do kickstarter:

domingo, 8 de março de 2015

Conectando o sensor acelerômetro ADXL345 ao Raspberry Pi e demonstração em OpenGL

Raspberry Pi adxl345

Os acelerômetros já são bem conhecidos devido a sua inclusão em smartphones e tablets modernos. Eles medem o que chamam de aceleração própria( força g ).

Sua utilização é muito vasta: engenharia, biologia, indústria, aplicações médicas, navegação, transporte, eletrônicos voltados para o consumidor, etc.

Muitos projetos com Raspberry Pi tem utilizado acelerômetros para vários fins, como criação de tablets, quadcopters, etc.

quarta-feira, 4 de março de 2015

O dia em que o site da Fundação Raspberry Pi veio abaixo


Lançamento de produtos muito esperados assim como assuntos virais, podem colocar abaixo facilmente servidores que não estão acostumados/preparados para aquela grande quantidade de tráfego.

Em 2 de fevereiro de 2015, dia do lançamento do Raspberry Pi 2, alguns devem se lembrar o aperto que os servidores da fundação passaram. Com o lançamento inesperado (sendo esperado para um ano ou mais) do novo modelo, o boom de publicações em grandes e pequenos sites de notícias assim como compartilhamentos fez com que os acessos à página aumentasse de forma gigantesca.

Foram 11 milhões de requisições vindas de 700000 IPs únicos naquela segunda feira, 6 vezes mais tráfego do que em dias normais.

terça-feira, 3 de março de 2015

Um dos mais belos projetos de cluster feitos com Raspberry Pi's

Raspberry Pi cluster project

A idéia de se fazer um cluster com um computador de baixo desempenho é para muitos controversa. Muitos o fazem pela diversão, aprendizado e outros até para rodar e testar aplicações.

Essa magnífica máquina feita por David Guill é até então um dos projetos de cluster com Raspberry Pi mais belos e organizados na minha opinião

segunda-feira, 2 de março de 2015

Ganhe um Raspberry Pi 2 + case na competição promovida pela Fundação em conjunto com a Pimoroni

Créditos: The MagPi

A Fundação Raspberry Pi em conjunto com a Pimoroni está promovendo uma competição que irá premiar 5 Raspberry Pi 2 Model B em conjunto com case ( um por ganhador ).

Ela passou meio despercebida por muitos provavelmente porque foi publicada somente na recente edição da The MagPi.

Para participar é necessário descrever qual o seu projeto dos sonhos com o Raspberry Pi. Será necessário enviar um email para competition arroba raspberrypi.org com até 100 palavras descrevendo o seu projeto, criação ou hack perfeito.

A competição vai até 30 de março de 2015 e vale para pessoas de 18 anos ou mais no mundo todo. Os ganhadores serão notificados via email.

Fonte: The MagPi 31ª edição, página 66.
Imagem retirada da revista The MagPi.