sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nova The MagPi agora é a revista oficial do Raspberry Pi, lançada 31ª edição

É isso, a nova The MagPi se tornou a revista oficial da Fundação Raspberry Pi. Faz alguns meses que seus editores Ash Stone, Will Bell, Ian MacAlpine e Aaron Shaw vem tendo dificuldades em manter a revista, portanto entraram em contato há algum tempo com a fundação para ver no que podiam ajudar.

A The MagPi continua uma revista comunitária, porém hoje com seu relançamento, contará com a grande influência da fundação, o que poderá trazer mais artigos e continuar se mantendo como uma revista mensal( para quem não lembra houve meses em que a revista não foi lançada ).

A revista continuará com a licença Creative Commons(CC BY-NC-SA 3.0) e sem qualquer cobrança para o download.

Sua nova casa será nesse link, hospedado pela própria fundação.

Um novo editor para revista também dá as caras, Russell Barnes, que tem dez anos de experiência editando revistas de tecnologia.

A Fundação Raspberry Pi e o EverPi agradecemos o ótimo trabalho dos seus editores originais e de todos que contribuíram de alguma forma com a revista.

The MagPi 31ª edição
The MagPi 31ª edição

Links da semana 0001 1100


Revelada nova versão do laptop impresso em 3D que usa Raspberry Pi

Ethernet Switch Tester Using Raspberry PI

PiCraft! Minecraft raspberry pi interface!

Timelapse Inside a Worm Factory 360(Raspberry Pi NoIR camera)

Raspberry PI Gate opener with sound greetings

Raspberry Pi Domotica 2.0

Hand-made emulator product on the raspberrypi model b plus

Floating object using Raspberry Pi

Robotic arm with arduino and raspberry pi

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Tangram ES: Biblioteca open source de renderização de mapas chega ao Raspberry Pi


Tamgram é uma biblioteca que renderiza mapas em 2D ou 3D utilizando OpenGL ES 2 e mapas do OpenStreetMap. Ela já funcionava em uma inúmera variedade de dispositivos e agora também compila no Raspberry Pi.

Patricio Gonzalez Vivo e seu time são os criadores do projeto, esse que antes era feito em WebGL, começou a ser portado para Open GL ES 2 posteriormente.

No último mês de dezembro eles viram que seria interessante rodar o projeto também no Raspberry Pi.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pi Tank: Raspberry Pi 2 e Arduino Uno utilizados em tanque open source impresso em 3D

Pitank

Criado por Madis Kaasik e seu time, o Pi Tank é um tanque feito em uma impressora 3D para o hackathon Garage48. Ele foi munido de um Raspberry Pi 2 e Kinect.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Raspberry Pi e Arduino automatizam jardim hidropônico vertical

Projeto com Raspberry Pi

A hidroponia é uma técnica de cultivo sem solo, que utiliza uma solução nutritiva com água e todos os nutrientes necessários. Algumas das vantagens desse tipo de cultivo estão no rápido crescimento, cultivo fora de época e melhor proteção contra pragas.

A automatização desse tipo de cultivo diferenciado se torna uma forma de melhorar ainda mais a forma desse tipo de técnica. Outros projetos como por exemplo o PlantPi já fazem a utilização de automação para monitorar as plantas.

O RUFS( Robotic Urban Farm System ), desenvolvido por Paul Langdon da BLT Robotics, é construído com canos de PVC, suporta até 160 plantas, utiliza diversos Arduino's e um Raspberry Pi para automatizar e monitorar todo sistema.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Jabuti Edu: Robótica educacional no Brasil com Raspberry Pi


O Jabuti Edu é um projeto brasileiro de Robótica Educacional Livre que utiliza Raspberry Pi como base para sua construção.
A meta do projeto é desenvolver uma plataforma que seja simples e ao mesmo tempo barata para o ensino de robótica à crianças e adolescentes.

Com a falta de projetos educacionais utilizando o Raspberry Pi no Brasil, o Jabuti Edu entra nesse restrito clube no país.

O Raspberry Pi é montado em um carrinho em forma de jabuti, em conjunto com placa wifi, dois motores, ponte-h, bateria li-po e circuitos auxiliares de energia.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Lançada 30ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos sobre o Raspberry Pi, ela começou com uma idéia em forums e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada.

The MagPi 30ª edição
The MagPi 30ª edição

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Caso curioso: Flash de algumas câmeras podem fazer o Raspberry Pi 2 travar, desligar ou reiniciar

osciloscopio

Foi descoberto que o efeito fotoelétrico em um componente no circuito de energia do Raspberry Pi 2 faz com que a placa possa travar, desligar e ou reiniciar somente com a ação de um flash de câmera.

O usuário PeterO postou sua descoberta ontem no fórum oficial do Raspberry Pi. Após um dos engenheiros do Raspberry Pi citar para tamparem um dos chips que fazem parte da alimentação da placa( SMPS, marcado como U16 ) o "problema" cessou.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Ganhe um Raspberry Pi 2 no sorteio promovido pela Element14

Raspberry Pi 2

Muitos estão animados com o novo Raspberry Pi 2. No exterior diversas pessoas já o receberam em menos de 48 horas! Infelizmente ainda não está disponível em nenhuma loja no Brasil, então resta esperar, importar ou ganhar.

Continuando a onda de sorteios, a Element14 irá sortear 50 Raspberry Pi's 2.

Para participar é necessário "dizer" para Element14 porque você ama o Raspberry Pi. Escolha uma foto, projeto ou vídeo e compartilhe no Facebook da element14 ou no Twitter com a hashtag #iLuvPi2

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Photon Elephant: Hardware e software para seu Raspberry Pi comandar uma impressora 3D

Photon Elephant

A impressão 3d vem ganhando espaço entre os entusiastas. Com valores cada vez mais baixos e opções cada vez mais vastas, hoje uma impressora 3d está bem mais acessível, mas nem sempre foi assim.

Ao contrário do que alguns pensam, impressão 3D não é uma coisa nova. Em 1981, Hideo Kodama inventou dois métodos utilizando polímeros e UV. Charles Hull da 3d Systems, considerado um dos pais da impressão 3d, criou um protótipo em 1984, utilizando o processo de estereolitografia e em 1989 se tornou a primeira impressora 3D a ser comercializada.

Não é a primeira e nem será a última vez que o Raspberry Pi é utilizado como cérebro em uma impressora 3D.

A Photon Elephant é um projeto que atua na criação de hardware( uma placa de expansão para Raspberry Pi ) e software para controle da sua impressora 3D.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Raspberry Pi 2 é lançado com o dobro de ram( 1GB ), 4 núcleos à 900Mhz, mesmo valor e suportando Windows

Raspberry Pi 2
Raspberry Pi 2

A Fundação Raspberry Pi acaba de pregar uma surpresa a todos. Apesar de terem dito para não esperar um novo Raspberry Pi tão cedo, hoje foi lançado o Raspberry Pi 2, o sucessor do já consolidado Raspberry Pi que dominou o mercado.

O que muda no novo modelo?


O divisor de águas em relação ao Raspberry Pi B+ e anteriores está em uma característica que vem sendo requisitada à muito por várias pessoas: upgrade no processador e também na memória ram. A placa e demais periféricos é basicamente similar ao Raspberry Pi B+.

- A 900MHz quad-core ARM Cortex-A7 CPU (~6x mais desempenho )
- 1GB LPDDR2 SDRAM ( o dobro de memória )
- Mesmo form factor do Raspberry Pi B+

Vai para Campus Party 2015? O EverPi irá sortear um case para Raspberry Pi B+ e 5 jumpers macho-femea 10 vias. Participe!


Vai para Campus Party 2015 e quer ganhar um case ou cabos para Raspberry Pi B+? Para participar é simples, siga o EverPi no twitter:

https://twitter.com/everpi_br

E twitte a seguinte frase:

Sigo @everpi_br e estou participando do sorteio de um jumper ou case para #RaspberryPi B+ #CPBR8 #sorteio Regras http://blog.everpi.net

Regras e observações( leiam atentamente ):