sexta-feira, 31 de outubro de 2014

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Firefox OS para Raspberry Pi continua sendo desenvolvido, veja como instalar e testar

O firefox OS vem sendo portado faz um bom tempo e já havia sido demonstrado rodando no Raspberry Pi. O desenvolvimento continua de forma oficial. A Mozilla quer trazer um sistema utilizável, suficiente para competir com o Raspbian e outros sistemas para Raspberry Pi.

Na wiki da própria Mozilla é descrito o estágio atual e as metas de suportar GPIOs, dispositivos, competir com outras IDEs como IDLE e Scratch.

O port do sistema, que ainda precisará de muito trabalho, ainda não suporta renderização 3D, tem limite proposital à resolução 480p devido a bugs ainda não resolvidos, o áudio ainda não funciona plenamente, o acesso ao GPIO e câmera ainda não são suportados.

Em termos de displays touchscreen, muitos são suportados, entretanto o único testado e recomendado para Firefox OS no momento é o PiTFT.

O que se tem programado para 2015, é uma série de metas que vão de A a D.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Raspberry Pi B+ em mãos e pequeno unboxing

Raspberry Pi B+

Ontem chegou finalmente meu Raspberry Pi B+, assim que puder realizarei testes, como por exemplo de consumo, que melhorou nessa nova versão. Comprei esse último na Aliexpress por US$38,40, vendedor é confiável e felizmente não paguei taxas. Segue algumas fotos do unboxing.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Raspberry Pi como controlador wifi de forno para cerâmica


Dessa vez o Raspberry Pi veio para esquentar as coisas. O projeto é o controle e monitoramento remoto de um forno para cerâmicas.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pi-Top: Um kit para construção de um laptop com Raspberry Pi B+


O Pi-Top vem sendo noticiado a um tempo na mídia internacional e nacional. Mas somente agora que a campanha para realização do projeto começou no indiegogo, que acompanhou novidades sobre o projeto.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Concorra à duas placas Raspberry Pi modelo B


O blog do Sergio Prado está sorteando dois Raspberry Pi's modelo B. Veja as regras em seu blog.

Você poderá participar até dia 28/10 e os ganhadores serão anunciados dia 30/10. Boa sorte!

Fonte: http://sergioprado.org/concorra-duas-placas-raspberry-pi/

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Arquivos de design do Raspberry Pi Compute Motherboard( IO Board ) liberados


Meses atrás publiquei o lançamento do Raspberry Pi em forma de módulo. Juntamente com ele foi desenvolvido uma placa mãe modelo para sua conexão.

A idéia era que a indústria criasse suas próprias placas personalizadas, o que já vem ocorrendo.

O esquemático da placa IO já havia sido liberado no seu lançamento, mas agora está disponível também todos os arquivos de design, Cadence OrCAD, Cadence Allegro PCB file, BOM e todos os arquivos Gerber.

Como bônus a fundação também está liberando os arquivos CAD dos conectores para câmera e display.

É possível agora com esses arquivos criar uma placa derivada do projeto base original, fazendo modificações. E de modo legal. Os arquivos estão sendo liberados em uma licença BSD modificada.

A fundação informa que as únicas coisas diferentes nos arquivos em relação aos originais é a remoção do logo Raspberry Pi( que não pode ser utilizado sem a permissão da fundação ) e os logos CE e FCC. Os fabricantes que utilizarem os arquivos para criar clones ou modificações da placa deverão realizar a certificação por conta própria caso necessário.

Arquivos de design: http://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/computemodule/designfiles.md

Fonte: http://www.raspberrypi.org/compute-module-io-board-hardware-designs/

Links da semana 1101


Raspberry Pi já vendeu 3,8 milhões de unidades
  
vhs_art: do Raspberry para o VHS 

Protótipo de aplicação de programação visual para controle de mecanismos e sensores com Raspberry-PI e Node.JS

Timelapse com Raspberry Pi e câmera sem filtro IR

Display E-Paper para Raspberry Pi( em inglês )
  
REM500 Neutron Meter & Raspberry P( em inglês )

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O EverPi está fazendo aniversário de 1 ano


Hoje 16/10/2014 completamos um ano de blog. Com 190 posts publicados, acredito que o blog atingiu sua meta inicial.

O EverPi nasceu como um blog focado inteiramente em Raspberry Pi, tentando preencher uma lacuna com a falta de um blog dedicado realmente ativo e especializado em Raspberry Pi no Brasil. O EverPi nasceu pequeno é claro, mas sempre em crescimento e recebendo visitas não só do Brasil mas também de Portugal e do mundo todo.

É claro que chegar aqui não foi fácil. Dos posts que foram publicados, é natural que nem todos foram tão bons como deveriam, enquanto outros talvez tenham ultrapassado a espectativa dos leitores.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Raspberry Pi B+ vermelho já está sendo fabricado


A versão vermelha do modelo B já existe a um bom tempo, ela é fabricada pela Egoman para o mercado da China. A placa é a mesma, mas ela não possuí selos do FCC/CE, portanto não pode ser importada legalmente para Europa ou EUA.

Agora também temos a versão vermelha do Raspberry Pi B+, ela deve aparecer em breve à venda em sites como dx.com ou aliexpress.com. Aos que tiverem interesse nessa versão fiquem atentos.

Fonte: http://mall.egoman.com.cn/?Itemid=218

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Projeto Eduboard: Placa de várias funções para Raspberry Pi com display OLED


A Eduboard é um projeto que visa trazer uma placa com várias funções e meta no aprendizado. Ela vem em forma de kit, o que acaba desenvolvendo na prática, o aprendizado tanto para soldagem como programação posterior.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Raspberry Pi aplicado em incrível sistema de publicidade contra o câncer infantil

Alguns devem se lembrar de um projeto similar que postei anteriormente. Uma outra agência de publicidade resolveu utilizar a mesma técnica e também utilizar o Raspberry Pi para execução.

Feita para arrecadar doações, a propaganda é relacionada ao câncer infantil e é um pouco mais impactante do que a anterior.


Fontes: http://adsoftheworld.com/media/outdoor/the_swedish_childhood_cancer_foundation_hairraising_message
http://www.barncancerfonden.se/

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Lançada 27ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos sobre o Raspberry Pi, ela começou com uma idéia em forums e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada. Houve atraso nessa edição, que originalmente sairia em setembro.

The MagPi 26ª edição
The MagPi 27ª edição

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Base de alumínio para Raspberry Pi B+


Essa nova base( ou case ) para Raspberry Pi B+ traz uma abordagem diferente. Seus criadores a fizeram pela necessidade de colocar e tirar os cabos diversas vezes ao dia.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Ligando o Raspberry Pi no horário desejado com o RTC DS3231

RTC DS3231

Um RTC( Real Time Clock ) é um relógio em forma de circuito integrado. É utilizado para manter o horário de sistemas, mesmo quando desligados. Os RTCs geralmente funcionam em conjunto de uma pequena bateria, que com um consumo extremamente baixo, podem durar alguns anos sem trocá-la.

Os diversos modelos de RTC diferem no consumo, tipo de comunicação, precisão e recursos adicionais.

O Raspberry Pi não contém um RTC na placa, o horário é sincronizado via internet. Em projetos em que uma conexão com a internet não é uma opção, um RTC pode se tornar necessário dependendo da aplicação.

Um bom recurso de alguns RTCs é a função alarme. No caso do RTC DS3231,  são dois alarmes com diversas configurações.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Raspberry Pi modelo B continua sendo produzido

 

Quando o Raspberry Pi modelo B+ foi anunciado, a produção do modelo B havia desacelerado para atender a enorme demanda do novo modelo. Isso acabou resultando na falta do modelo B em diversos locais com compradores inclusive reclamando da falta deste.

No comunicado do B+ havia sido anunciado que a produção do modelo B continuaria enquanto houvesse demanda e ao que parece ela ainda é enorme.