sexta-feira, 30 de maio de 2014

Saiba um pouco sobre como o Raspberry Pi é fabricado



Segue uma série de vídeos do processo de fabricação do Raspberry Pi

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Controlando motores DC com Raspberry Pi e ponte H L298N


Para controlar um ou mais motores DC com o Raspberry Pi não se pode ligar diretamente nos GPIOs, pois sua corrente de tolerância é bem baixa. Existem diversas soluções como o uso de transistors, relês ou pontes H. A solução desse artigo é uma das mais simples possíveis, se trata de uma placa com a ponte H L298N, que dispõe de diversos conectores facilitando a ligação dos fios. Mais fácil que isso só comprando um shield próprio para Raspberry Pi, mas que acaba saindo mais caro. A placa que tenho em mãos foi comprada na Deal Extreme e está custando US$9,69 ( RS$ 21,60 ).

terça-feira, 27 de maio de 2014

Projeto Mudra utiliza Raspberry Pi para ensinar braille


Acho que todos devem ter uma noção do quanto deve ser horrível perder parte ou totalmente a visão. O braille, que é um sistema de leitura via tato, tem ajudado deficientes visuais há quase 200 anos.

Louis Braille aperfeiçoou um método antigo do sistema e o publicou em 1829 sendo usado até os dias de hoje.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Fundação Raspberry Pi libera documentação adicional da nova placa


Já falei aqui anteriormente sobre o novo Raspberry Pi em forma de módulo e até então a fundação havia liberado o esquemático do módulo e da placa io board. A nova documentação irá auxiliar quem deseja implementar sua própria placa compatível com o módulo.

Os tópicos referentes são:

- Alimentação da placa
- Boot via usb e gravação da memória eMMC
- Implementação das interfaces gpio, csi, dsi, usb otg, hdmi, composite
- Temperaturas de operação de componentes do módulo
- Informações em relação as dimensões da placa, etc.

A documentação está disponível no site da fundação: http://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/compute-module.md

Nota: No post MicroSD falso em 5 gramas de frustração eu fiz uma observação de que era possível dar boot em um Raspberry Pi modelo A sem cartão sd, via usb, mas somente no modo host, na documentação acima o esquema é o mesmo e o código está disponível no github https://github.com/raspberrypi/tools/tree/master/usbboot

Fonte: http://www.raspberrypi.org/more-compute-module-docs/

Case de alumínio extremamente resistente para Raspberry Pi


Existem situações em que precisamos de força bruta e esse case de alumínio pode trazer proteção suficiente para seu Raspberry Pi suportar muita coisa.

A empresa Lincoln Binns situada no Reino Unido lançou o case de alumínio de alta resistência que é baseado no Uniobox 66 já existente que era vendido como case de uso geral para eletrônicos.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Raspberry Pi, drives de disquete e HDs viram maleta musical


Alguns de vocês certamente já devem ter visto algo similar. O projeto feito por Arganalth, é uma maleta musical composta de drivers de disquete, HDs antigos, bateria, arduino e Raspberry Pi que pode ser levada para qualquer lugar.

Nos seus projetos antigos era utilizado um pc comum para enviar os dados ao Arduino, eis que o enorme PC foi substituído pelo Raspberry Pi para ser acomodado facilmente na maleta.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Case para Raspberry Pi baseado no Apple II


Esse case é interessante para quem teve experiência com computadores antigos e quer ver seu Raspberry Pi no estilo retrô.

O case em forma de Apple II é feito por uma impressora 3D e está sendo vendido pela RetroConnector.

A réplica em forma de case não traz consigo o nome e logos por motivos óbvios. 

terça-feira, 20 de maio de 2014

MotherBone PiOne: Outro projeto do kickstarter que não deu certo


Já mostrei no passado um dos projetos relacionados com Raspberry Pi que não deu certo, a placa de expansão HDMI.

A MotherBone PiOne é outro projeto que iria postar sobre mas que também não deu certo, mas o motivo não foi técnico, mas por falta de financiamento.

Essa placa adicionava diversas formas de IO, relês, etc, ao Raspberry Pi ou Beagle Bone Black e inclusive era possível utilizar ambos em conjunto. As especificações eram bem extensas:

segunda-feira, 19 de maio de 2014

OTTO: A câmera que cria GIFs animados e muito mais


Não demorou muito e já está aparecendo projetos com o novo Raspberry Pi em forma de módulo.

A OTTO é uma câmera customizada que tem a capacidade de criar GIFs animados diretamente do que é capturado.

Com cara de brinquedo, ela foi construída utilizando o novo raspberry pi em forma de módulo( mas com sua própria placa com o slot ) e a  câmera oficial do Raspberry Pi.

Link: Onion Pi - Rev Br: A revisão brasileira do Onion Pi


Esta é a versão brasileira do projeto onion pi, que se trata de um access point que faz roteamento de todo tráfego pela rede Tor.

Construído por Jose Damico, a versão brasileira do dispositivo além de melhorias é de fato bem melhor construído do que o original. Ele utiliza uma caixa lacrada como case. Mais detalhes e fotos podem ser vistas no link: http://www.area31.net.br/wiki/ONION_PI_-_REV_BR

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Códigos do EverPi licenciados em GPLv3 disponíveis no GitHub



Apesar de inserirmos códigos nos artigos, quem desenvolve sabe que como eles não são licenciados, levando só o copyright, não é possível desenvolver trabalhos derivados, distribuir códigos com mudanças, entre outros, podendo haver violação de copyright.

A partir de hoje a maioria dos nossos códigos atuais e futuros será software livre, disponibilizados pelo github e licenciados sob GPLv3.

Caso queira criar um trabalho derivado e não esteja familiarizado com a licença, aconselho começar dando uma lida em sua explicação na wikipedia.

De início estamos disponibilizando em GPLv3 três pequenos códigos referentes ao controle do dds ad9850, shutdown via botão no gpio3 e controle de frequência do GPCLK0.

Nossos repositórios podem ser encontrados no seguinte link:
https://github.com/everpi?tab=repositories

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Raspberry Pi como gerador de sinais


No post Transmitindo RF com o Raspberry Pi expliquei como emitir rádio frequência somente com seu Raspberry Pi e transmitir em FM. O controle da frequência como explicado no post é feito controlando um divisor MASH que utiliza uma frequência vinda de um PLL de 500Mhz. O tema desse post é relacionado a algo que já vimos anteriormente, mas com foco diferente. Assim como um DDS, podemos gerar diversas frequências diretamente com o Raspberry Pi e utiliza-las não só para RF, mas também para testes ou clock para outros dispositivos.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Boris: O dinossauro que ruge quando o mencionam no Twitter



Esse divertido dinossauro chamado Boris originalmente era ativado por meio de um botão, mas ao realizar uma pequena modificação utilizando fios, Raspberry Pi+PiFace e python+Tweepy ele ganha "vida" a cada vez que o mencionam no twitter e escrevem "ROAR" , que significa rugido em inglês.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Célula de combustível à hidrogênio controlada com Raspberry Pi


Simon Howroyd da Universidade de Loughborough no Reino Unido, faz pesquisas de aplicações envolvendo células de combustível a base de hidrogênio. Ele está trabalhando em um híbrido com bateria Li-Po e células e desenvolve um projeto que o utiliza em um veículo UAV baseado no Skywalker X8. A idéia por trás disso é a autonomia, ele cita que para voar 10 horas seria preciso muitas baterias, entretanto a possibilidade de utilizar a densidade energética do hidrogênio pode tornar isso viável.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Controlando módulo DDS AD9850 com Raspberry Pi

AD9850 Raspberry Pi

Um DDS( Direct digital synthesizer ) é um sintetizador de frequências controlado digitalmente utilizando uma frequência de referência, geralmente um cristal.

O AD9850 é um chip DDS da Analog Devices bem famoso por ser possível encontrar um módulo de baixo custo(5-8 dólares) que o utiliza, digo isso pois o chip diretamente na Analog Devices saí por $12.14 cada quando comprado em quantidades de 1000 peças. O milagre desse valor ainda é incerto e apesar de algumas teorias de que são chips defeituosos com erros de produção, muitos usuários que o compram comentam que não vieram com problemas.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Lançada 23ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos sobre o Raspberry Pi, ela começou com uma idéia em forums e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada.

The MagPi 23ª edição

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Projeto SOB( Say OpenCV Bot ): Um robô com Raspberry Pi e OpenCV

O OpenCV(Open Source Computer Vision Library) é uma biblioteca de funções focadas em visão computacional, que facilita o desenvolvimento de aplicações que possam processar, analizar e decifrar imagens, como interpretar por exemplo objetos.

O projeto SOB apresentado pelo brasileiro Saymon, faz a utilização dessa biblioteca, além de Raspberry Pi para processamento, nos curtos vídeos a seguir podemos ver os testes de visão computacional e como o robô pode interagir utilizando essas informações.